Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9006
Título: Gênero e sexualidade em cartaz na formação de professores/as
Autor(es): Ramos, Hugo Souza Garcia
Orientador: Rodrigues, Alexsandro
Data do documento: 16-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RAMOS, Hugo Souza Garcia. Gênero e sexualidade em cartaz na formação de professores/as. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
Resumo: Esta pesquisa problematiza a possibilidade de se experimentar outras formas de formação, em especial sobre a temática de gênero e sexualidade, a partir da interseção com o cinema. Para tanto, foi realizada uma formação docente no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades da Universidade Federal do Espírito Santo com um grupo de onze professores/as de diferentes escolas e que possuíam distintos cursos de licenciaturas. Através da cartografia, buscou-se potencializar a criação de um método para ser experimentado, e não aplicado. A intenção não era colocar o método anterior à experiência; assim, o professor-diretor-cartógrafo capturou matéria de qualquer procedência a partir de uma enriquecida variedade de fontes. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, envolvendo gravações em áudio, diário de campo e cartas. Entre os principais resultados obtidos está a afirmação da necessidade de espaços formativos que potencializem a troca de experiência compartilhada e que aumentem a potência de existir. Além disso, foi observado que existem algumas condições que fazem parte de uma formação, como confiança, disponibilidade, sintonia, grupalidade e interesse. E, juntamente, efeitos emergem num plano de imprevisibilidade e indeterminação. Um dos efeitos que a formação realizada permitiu foi perceber o quanto os encontros contribuíram para que fosse possível a emergência de novas subjetividades, de novas possibilidades de ação e conexão com o mundo.
This research discusses the possibility to try other forms of formation, particularly on the subject of gender and sexuality, from the intersection with the cinema. Therefore, teacher training at the Center for Studies and Research on Sexualities the Federal University of Espírito Santo with a group of eleven teachers from different schools and had different degree courses was held. Cartography, sought to enhance the creation of a method to be experienced, not applied. The intention was not to put the previous method to the experience; so the teacher-principal-cartographer captured material from any source from an enriched variety of sources. It was used a qualitative methodology involving audio recordings, field diary and letters were used. Among the main results is the affirmation of the need for training spaces that enhance the exchange of shared experience and increase the power to exist. Furthermore, it was observed that there are some conditions that are part of a formation, such as reliability, availability, line, and groupality interest. And together, effects emerge in unpredictability plan and indeterminacy. One of the effects that the formation undertaken allowed to realize was how much the meetings contributed to the emergence of new subjectivities were possible, of new possibilities for action and connection to the world.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9006
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10629_HUGO GARCIA.pdf3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.