Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9007
Título: Sons de Macabéa : possíveis notas de desejo entre a psicanálise e A hora da estrela
Autor(es): Neves, Nayara Lima
Orientador: Miranda, Ana Augusta Wanderley Rodrigues de
Data do documento: 31-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente trabalho se debruça na esperança de oferecer um encontro entre a psicanálise e a literatura, a partir do contato com a obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Propomos reconhecer a personagem heroína da novela, considerando que sua construção, tal como a construção psicanalítica do conceito de desejo, faz-se a partir do que é resto e a partir do que é falta. Nossa leitura se atenta para a relação possível entre ambas as construções, pois enquanto a psicanálise considera o desejo como resíduo a partir da falta que o inaugura, lemos em A Hora da Estrela uma personagem que, no lugar da falta, faz-se resíduo. A nossa conclusão busca apontar para uma consideração do desejo na obra A Hora da Estrela, através da personagem que, segundo seu narrador, ninguém via.
The present work focuses on the hope of offering an encounter between psychoanalysis and literature, by studying Clarice Lispector's work The Hour of the Star. We propose to recognize the novel‘s heroine, considering that her construction, as well as the psychoanalytic construction of the concept of desire, is made from what is rest and from what is lack. Our reading is attentive to the possible relation between both constructions, for while psychoanalysis considers desire as a residue from the lack that inaugurates it, we read in The Hour of the Star a character that, instead of lack, becomes a residue. Our conclusion seeks to point to a consideration of desire in the work The Hour of the Star, through the character that, according to its narrator, nobody saw.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9007
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10918_versão final dissertação Nayara Lima Neves.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.