Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9010
Título: Por um Êthos Docente Militante Numa Escola de Educação de Jovens e Adultos.
Autor(es): PIMENTA, L. C. P.
Orientador: LOUZADA, A. P. F.
Data do documento: 13-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PIMENTA, L. C. P., Por um Êthos Docente Militante Numa Escola de Educação de Jovens e Adultos.
Resumo: A presente dissertação analisa práticas de militância no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa teve como campo de intervenção uma escola de EJA no Município de Vitória/ES. Durante o percurso de pesquisa, estivemos junto à escola na realização de suas atividades e acompanhamos o trabalho dos docentes. Atuamos também na produção de interface entre esta escola e outros equipamentos de políticas públicas. Munidos dos estudos de Michel Foucault,Hannah Arendt e outros autores, discutimos os efeitos de transmutações da militância ao longo de sua história (vanguarda e ativismo) na atuação docente. Apresentamos relatos das Ocupações Secundaristas, em um breve cenário das reformas do ensino médio em um contexto brasileiro atual, com o intuito de realçar a ação transformadora que esse movimento exerceu na equipe da EMEF EJA ASO. Por fim, apontamos a parrhesía como prática fundamental para a construção de um êthos docente militante na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modalidade Educação de Jovens e Adultos Professor Admardo Serafim de Oliveira na aposta por uma militância menor. Palavras-chave: Militância; Educação de Jovens e Adultos; Parrhesía, Êthos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9010
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11008_DISSERTAÇÃO LIGIA.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.