Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9052
Título: Análise de acidentes de trânsito de caminhoneiros na perspectiva da análise da atividade
Autor(es): Cunha, Kamilla Rocha
Orientador: Moraes, Thiago Drumond
Palavras-chave: acidente com caminhoneiros
motorista de caminhão
Data do documento: 17-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O transporte de cargas rodoviário é extremamente importante para a economia, o que faz com que os acidentes envolvendo caminhões sejam tão importantes de serem estudados, já que quando acontecem além de gerar um dano econômico, eles podem ser fatais para os envolvidos. Sendo assim, o objetivo desta dissertação foi analisar as situações de acidentes de trânsito envolvendo caminhoneiros de longas rotas na perspectiva da saúde e da atividade real de trabalho. A pesquisa apoiou-se na ideia de que as causas dos acidentes devem ser analisadas considerando uma grande quantidade de acontecimentos, e não apenas as falhas técnicas e humana e utilizou-se da abordagem ergonômica francesa. A pesquisa consistiu em dois estudos, o primeiro teve por objetivo tentar evidenciar as complexas relações trabalho-competência-acidente por meio do levantamento das características sociodemográficas dos caminhoneiros, das competências que consideram mais importantes no seu trabalho e sua relação com acidentes de trânsito, podendo assim pensar em formas alternativas de análise dessa relação. Esse estudo foi realizado por meio da aplicação de questionário fechado, participaram 198 caminhoneiros trabalhadores de uma mesma empresa localizada na Grande Vitória (ES Brasil) e os dados analisados estatisticamente. O segundo estudo teve o objetivo analisar as causas de acidentes de trânsito de caminhoneiros de longas rotas, para assim propor formas de prevenção eficazes baseada na análise da atividade real do trabalho. Ele foi realizado por meio de entrevistas com 20 motoristas de caminhão de uma mesma transportadora de cargas rodoviária também localizada na Grande Vitória. A análise dos dados qualitativos das entrevistas foi baseada no Método da Árvore de Causas. Os resultados dos dois estudos permitiram a análise de acidentes de trânsito sob a ótica dos próprios caminhoneiros. Eles indicam que os acidentes não são unicausais e que suas origens são mais complexas do que o observado em outras pesquisas. Para os trabalhadores, os acidentes de trânsito estão mais relacionados com a forma como o trabalho se organiza (horários, riscos) e com as presses (prazos, exigencies da empresa) do que com os fatores do indivíduo (idade, tempo de tabalho). O trabalho de caminhoneiro mostrou ser uma profissão estressante e sobre forte pressão, tanto da empresa que trabalham, quanto da sociedade, quanto de si mesmo. A pesquisa reforça a ideia da importância de se modificar a forma como a atividade é feita para se evitar acidentes e não somente a realização de treinamentos, ainda que estes últimos também sejam importantes. Para se prevenir os acidentes de maneira mais eficaz, deve-se tanto realizar treinamentos focados na realidade, quanto outras intervenções junto a própria organização, que visem alterar suas metas e redefinir o que é esperado do motorista.
The road transport loads is extremely important to the economy, which causes truck accidents become are so important to be studied, when they happen they cause an economic damage and can be fatal for those involved. Thus, the objective of this research was to analyse the situations of traffic accidents of truck drivers from the perspective of health and the activity of labor. The research leaned on the idea that the causes of accidents should be analysed considering a lot of events, and not only the technical and human failures. It used the French ergonomic approach. The research consisted of two studies, the first one was aimed at trying to show the complex relationships labor-competence-accident through a survey of sociodemographic characteristics of the truck drivers, the competences that are most important for their work and their relationship with traffic accidents. The study gathered 198 truck drives, who awsered a closed questionnaire. The second study aimed to analyse the causes of traffic accidents of truck drivers and, then, propose effective forms of prevention based on the analysis of real activity of labor. In this one, 20 truck drivers were interviewed. The analyses of qualitative data from the interviews were based on the Método da Árvore de Causas. The results of both studies allowed the analysis of traffic accidents from the perspective of the own truck drivers. They indicate that accidents are not unicausais and its origins are more complex than what is observed in other studies. For workers, traffic accidents are more related to the way work is organized and pressures than with the individual factors. The work of the truck drivers proved to be a stressful profession. The research reinforces the idea of the importance to change the way the activity is done to avoid accidents and not only offer training sessions, although a proper training is also important. To prevent accidents, the most effective way is to perform focused training in activity and an intervention in the organization itself, which seek to change your goals and redefine what is expected of the truck driver.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9052
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8742_DISSERTAÇÃO Kamilla Rocha Cunha.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.