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Título: Adaptando-se à cultura brasileira : correlatos do bem-estar de estudantes estrangeiros de pós-graduação
Autor(es): Bello, Kissel Quintana
Orientador: Guerra, Valeschka Martins
Palavras-chave: Bem-estar
América Latina
Aculturação
Sojourners
Estratégias de enfrentamento
Valores humanos básicos
Data do documento: 24-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BELLO, Kissel Quintana. Adaptando-se à cultura brasileira: correlatos do bem-estar de estudantes estrangeiros de pós-graduação. 2015 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
Resumo: Ao considerar a mobilidade estudantil ao redor do mundo, é imprescindível aprofundar quais são os fatores que afetam o bem-estar subjetivo de estudantes em processo de adaptação, especialmente daqueles da América Latina. As dificuldades que atingem os estudantes da América Latina em seu processo de aculturação, sejam estas de maior ou menor impacto, são relacionadas à afetividade, às mudanças que acontecem com a organização social e familiar, à forma de vestir, ao tipo de alimentação, às preferências musicais e às diferentes formas de comportamento. Todas essas mudanças são significativas para os estrangeiros, seja de forma positiva ou negativa no processo de integração. Tais mudanças são refletidas hoje como uma alternativa coerente de investigação para compreender os fenômenos da cultura onde estão inseridos na expectativa de atingir uma adaptação bem sucedida na cultura de acolhida. Neste sentido, esta dissertação teve como objetivo investigar a existência da relação entre o bemestar subjetivo e as estratégias de aculturação, as estratégias de enfrentamento e os valores humanos em pós-graduandos estrangeiros provenientes da América Latina que tem como língua o espanhol e passam por um processo adaptativo no Brasil. Para tanto, foram realizados dois estudos. No Estudo I, participaram 103 sojourners que realizavam um curso de pós-graduação em uma universidade brasileira, sendo 54 homens e 49 mulheres, provenientes de 13 países da América Latina, os quais responderam os seguintes instrumentos on-line em espanhol: questões sociodemográficas; a Escala do Índice de Aculturação; o Inventário de Estratégias de Enfrentamento; a Escala de Bem-Estar Afetivo no Trabalho; a Escala de Satisfação com a vida; e o Questionário dos Valores Básicos. Os resultados mostraram o uso principal de duas estratégias aculturativas: integração (35%), considerada como aquela que traz melhor resultados adaptativos e maior bem-estar, e marginalização (35%), considerada como aquela que dificulta o processo de adaptação e diminui o bem-estar. Com relação às estratégias de enfrentamento, foram identificadas o uso de duas estratégias principais: a resolução de problemas e o apoio social, que permitem ao estudante uma adaptação adequada no país anfitrião com diminuição do estresse. Com relação às prioridades valorativas dos estudantes, os considerados mais importantes foram os valores de existência, os suprapessoais e os interativos. Homens e mulheres diferiram com relação às estratégias de enfrentamento e à aculturação, com as mulheres apresentando maiores médias nas estratégias de apoio social, pensamento desiderativo e expressão emocional, assim como na identificação com o país de origem. As variáveis que predizem o bem-estar subjetivo de uma maneira positiva são a restruturação cognitiva, valores normativos, valores de experimentação e a aculturação com Brasil. Aquelas que o fazem negativamente são o pensamento desiderativo e os valores de existência. Para o Estudo II, foram realizadas 14 entrevistas com estudantes estrangeiros provenientes da América ix Latina, que estão realizando um curso de pós-graduação na Universidade Federal de Espirito Santo. Estes são 07 mulheres e 07 homens, com idades entre 25 e 35 anos, que estão no Brasil por um período mínimo de 06 meses. Para este grupo, foram observadas as estratégias aculturativas de integração e de separação. Com relação às estratégias de enfrentamento, foi identificada com maior ênfase a busca de apoio social. No que diz respeito às experiências vivenciadas, estas foram relacionadas com o idioma, busca de moradia, tramites de documentos, econômicos, e serviços de saúde. Apesar das limitações deste trabalho, ele apresenta contribuições para pesquisas multiculturais no Brasil e para a construção de conhecimento que possa auxiliar na proposição de ações e programas que promovam uma adaptação adequada para o favorecimento do bem-estar do estudante estrangeiro que busca seu aperfeiçoamento no Brasil.
Considering the mobility of students around the world, in which those students coming from the Latin America represent a significant percentage, it is important to know what the factors that affect the subjective well-being of students in the adaptation process are. The experiences that involve the students from Latin America in their acculturation process, whether of more or minor impact, are related to their affect, to changes that happen in the social and family organization, how to dress, different types of food, musical preferences and how to behave. These experiences are significant for students, either positively or negatively in the integration process. Based on the literature on well-being and acculturation, this work aims at investigating the relations between subjective well-being, acculturation strategies, coping strategies and human values in foreign postgraduate from Latin America whose native language is Spanish and who go through an adaptive process in Brazil. For this, two studies were conducted. In Study I, participants were 103 sojourners who are currently enrolled at a postgraduate program in any Brazilian university. From this total, 54 were men and 49, women from 13 countries in Latin America, who answered the following online instruments in Spanish: sociodemographic information, Acculturation Index Scale, Coping Strategies Inventory, Life Satisfaction Scale, Job-Related Affective WellBeing Scale and the Basic Values Questionnaire. Results indicate the main use of two acculturative strategies: integration (35%), considered as the one that provides better adaptive results and greater well-being, and marginalization (35%), considered as the one that decreases the well-being. Regarding coping strategies, the use of two main strategies have been identified: problem solving and social support, which allow the student an appropriate adjustment in the host country with a decrease in stress. With respect to evaluative priorities of students, those considered most important were the values of existence, supra-personals and interactive. Men and women differ whit respect to coping strategies and acculturation, with women having higher averages in social support strategies, wishful thinking and emotional expression, and with the level of identification with the host country. The variables that predict SWB in a positive way are cognitive restructuring, normative values, experimental values and acculturation with Brazil. Those which do negatively are wishful thinking and existence values. For Study II, 14 interviews were conducted with Latin American students currently registered in a postgraduate program at the Universidade Federal de Espirito Santo. They are 07 men and 07 women, with ages ranging from 25 to 35, who are in Brazil for a xi minimum of 6 months. For this group, the main acculturative strategies used were integration and separation. With regard to coping strategies, social support has been identified with greater emphasis. In respect regard to life experiences, these were related to the language, search for accommodation (housing), the process for documents, living costs, and health services. Despite several limitations of this work, it brings contributions to multicultural research in Brazil and the construction of knowledge that can assist in proposing actions and programs promoting adequate adaptation to the encouragement of foreign student’s well-being in search of its development in Brazil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9053
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