Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9078
Título: Atenção compartilhada e interação social : análises de trocas sociais de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista em um programa de intervenção precoce
Autor(es): Corrêa, Mônica Cola Cariello Brotas
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Palavras-chave: Autismo
Trocas Sociais
Intersubjetividade
Autism Spectrum Disorder
Social exchanges
Intersubjetivity
Joint attenciton
Autisme
Échanges sociaux
Intersubjectivité
Data do documento: 4-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CORRÊA, Mônica Cola Cariello Brotas. Atenção compartilhada e interação social: análises de trocas sociais de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista em um programa de intervenção precoce. 2014. 301 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por prejuízos na interação social e comunicação e pela presença de estereotipias e hiperssensibilidades. A atenção compartilhada (AC) é indicada como preditor do transtorno presente já no primeiro ano de vida da criança. Por atenção compartilhada compreende-se a habilidade para compartilhar atenção com um parceiro social, um objeto e um evento em uma relação triática. A relação interação social e atenção compartilhada ainda é objeto investigação. Apresentamos pesquisa que objetivou analisar o impacto da interação social na AC em um programa de intervenção precoce voltado a crianças com diagnóstico de TEA. Nossa investigação foi organizada em três partes: 1) análise do impacto do programa de intervenção precoce nos comportamentos de AC nas crianças envolvidas; 2) Análise das trocas sociais entre as crianças participantes e o experimentador ao longo dos seis meses de duração do programa de intervenção precoce: 3) Análise de trocas sociais entre crianças e suas mães, e pareamento dos resultados com características pessoas e sociais das cuidadoras. Desenvolvemos programa de intervenção precoce para 15 crianças com idade entre 32 a 42 meses e suas mães, acompanhadas em sessões semanais durante seis meses. Os resultados demonstram melhora nos padrões de AC em todas as crianças acompanhadas e no padrão de trocas sociais. Concluímos pela importância do reconhecimento da singularidade da criança com TEA, da necessidade de envolvimento familiar, com oferta de redes de apoio e cuidado que amparem a criança e seus pais em suas necessidades psicossociais.
The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by social interaction impairments and communication and the presence of stereotypes and hiper sensitivity. Join Attention (JA) is indicated as a predictor of (ASD) in the first year of the child ´s life. Joint attention is the ability to share attention with a social partner, an object and an event in a triadic relationship. The social interaction relationship and joint attention is still a subject of research. The present study aimed to analyze the impact of social interaction on the JA in early intervention program for children with ASD. Our research is organized into four parts: 1) analysis of the impact of early intervention program in JA behavior of the children involved; 2) analysis of social exchanges between the participating children and the experimenter over the six months of the early intervention program; 3) analysis of social exchanges between children and their mothers, and 4) pairing the results with personal and social characteristics of caregivers. The early intervention program was developed with 15 children aged 32-42 months and their mothers, accompanied by weekly sessions, for the period of six months. The results show improvements in standards of AC in all children monitored and new patterns of social exchanges. We conclude the importance of recognizing the uniqueness of the child with ASD, the need for family involvement, offering care and support networks that protect the child and his parents in their psychosocial needs.
Le Trouble du Spectre Autistique (TSA) est un trouble du neurodéveloppement caractérisé par des préjudices dans les interactions sociales et la communication et par la présence de stéréotypies et d´hypersensibilités. Des études dans le champ de la neuroscience et du développement indiquent l'Attention Conjointe (AC) comme un prédicteur important du trouble, présent dès la première année de vie d'un enfant. Par attention conjointe nous entendons la faculté à partager l'attention avec un partenaire social, un objet et un événement dans une relation triadique qui émerge entre 9 et 14 mois et atteint sa stabilité autour du 18ème mois de vie. Le rôle de l'interaction sociale dans le développement de l’AC reste encore un point majeur de la recherche. L’étude présentée ici a visé l’analyse de l'impact de l'interaction sociale de l’AC dans un programme d'intervention précoce d’enfants diagnostiqués de TSA. Notre recherche a été organisée en quatre parties distinctes: 1) l'analyse de l'impact du programme d'intervention précoce des comportements d'AC chez les enfants concernés; 2) l'analyse des échanges sociaux entre les enfants participants et l'expérimentateur au long d'une durée de six mois dans le programme d'intervention précoce; 3) l'analyse des échanges sociaux entre les enfants et leurs mères, et 4) appariement des résultats avec les caractéristiques personnelles et sociales des soignantes. Pour cela, nous avons développé un programme d'intervention précoce pour 15 enfants âgés de 32 à 42 mois et leurs mères. Les dyades ont été suivies lors de séances hebdomadaires pendant six mois. Les résultats démontrent l'efficacité du programme avec une amélioration des modes d'AC chez tous les enfants accompagnés et l'amélioration du mode des échanges sociaux. Nous concluons l'importance de reconnaître le caractère unique des enfants atteints de TSA et de la nécessité de la participation de la famille, offrant des réseaux de soutien et de soins qui aident l'enfant et ses parents dans leurs besoins psychosociaux.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9078
Aparece nas coleções:PPGP - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_5099_Tese Monica Cola Cariello PDF.pdf2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.