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Título: Moralidade e cognição: um estudo com crianças de 7 e 10 anos em situação de risco social
Autor(es): Queiroz, Daiana Stursa de
Orientador: Ortega, Antonio Carlos
Data do documento: 31-Out-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: QUEIROZ, Daiana Stursa de. Moralidade e cognição: um estudo com crianças de 7 e 10 anos em situação de risco social. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Cento de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014.
Resumo: Esta tese objetivou investigar e descrever, em uma perspectiva psicogenética, relações entre aspectos morais e cognitivos de crianças em situação de risco social, com base na teoria de Piaget. Participaram da pesquisa 20 crianças de 7 e 10 anos, de ambos os sexos, frequentadores de um projeto, mantido pela prefeitura municipal, que funciona no contraturno escolar na cidade de Vitória-ES. Foram utilizados dois instrumentos, aplicados na seguinte ordem: (1) Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Moral (IANDM) e (2) Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Cognitivo (IANDC). Foram elaborados critérios de análise de dados ajustando análise quantitativa e qualitativa, por meio dos quais foram estabelecidos (1) os níveis de resposta ao item (NRI) para cada um dos oito itens dos instrumentos; (2) o Nível Geral de Desenvolvimento Moral (NGDM), (3) o Nível Geral de Desenvolvimento Cognitivo (NGDC). Os resultados obtidos em relação ao IANDM permitiram verificar que a maioria das crianças de 7 anos alcançou o Nível IB e a maioria das de 10 anos o Nível IIA. Os resultados obtidos em relação ao IANDC permitiram verificar que a maioria das crianças de 7 anos alcançou o Nível IB e a maioria das de 10 anos o Nível IIIA. Assim, os principais resultados obtidos permitiram verificar que as crianças de 10 anos apresentaram níveis superiores em relação às de 7 anos nos dois instrumentos. Concluímos que os resultados encontrados permitem a ampliação do conhecimento sobre temática de risco social por meio de uma metodologia original e que os instrumentos IANDM e IANDC são importantes ferramentas para diagnóstico em Psicologia do Desenvolvimento. Palavras-chave: Desenvolvimento, Moralidade, Cognição, Piaget, Risco Social.
This thesis aimwasto investigateand describe, undera psychogenic perspective, the relationshipbetween moral and cognitive aspects of children at social risk, based on the theory of Piaget. Participatingwere twentychildren, of both genders, between 7 and 10 years, goers a project, maintained by the municipal government, which works after school inVitória-ES, Brasil. Twotools were chosen, and applied in the following order: (1) Assessment Instrument of Moral Level Development (IANDM)and(2) Assessment Instrument of CognitiveLevelDevelopment (IANDC). Data analysis criteria were developed observing their quantity and quality, which established(1) the Response Levels to Item (NRI) for each of the eight items oftheinstruments; (2) the General Level of Moral Development (NGDM), (3) the General Level of Cognitive Development (NGDC).Results showed that with regard to IANDM it enables us toconfirm that most of the 7 year old children reached the IB level and most of the 10 yearold onesthe level IIA. Results showed that with regard to IANDC it enables us toconfirm that most of the children who are 7 years old reached the IB level and most of the 10 years the Level IIIA.Therefore,theprincipal results showedthat 10 year olds had higher levels when compared to 7 year olds, in bothinstruments. We concluded a broadening knowledge on the scope of social risk, through a unique methodology, and that IANDM and IANDC are essential tools in the diagnosis of Developmental Psychology.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9080
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