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dc.contributor.advisorMenandro, Maria Cristina Smith-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:42:13Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:42:13Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9083-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectDesign computacionalpor
dc.subjectMicrogênesespor
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectMicrogenesiseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectComputational designeng
dc.titleAção, computação, representação: uma investigação psicogenética sobre o desenvolvimento do pensamento computacionalpor
dc.title.alternativeAction, Computing, Representation: A psychogenetic investigation about the development of Computational Thinkingeng
dc.title.alternativeAction, Informatique, Représentation: Une enquête psychogénétique sur le développement de la Pensée Computationnellefra
dc.typedoctoralThesisen
dc.subject.udc159.9-
dc.subject.br-rjbnInteligência computacionalpor
dc.subject.br-rjbnRepresentações sociaispor
dc.subject.br-rjbnCiências cognitivaspor
dc.subject.br-rjbnAprendizagempor
dc.subject.br-rjbnDesigners-
dcterms.abstractO Pensamento Computacional ou Computational Thinking (CT) é definido como um conjunto de habilidades e competências tradicionalmente atribuídas a profissionais, estudantes e pesquisadores da Ciência da Computação, mas que nos últimos anos vem se tornando um conhecimento acessível a mais pessoas por meio de iniciativas que buscam popularizá-lo. Esta tese partiu de uma triangulação entre a Teoria das Representações Sociais na abordagem estrutural, a Psicologia Sócio-Histórica e a perspectiva funcional da Epistemologia Genética, visando elaborar uma proposta pedagógica construcionista para o desenvolvimento do CT entre os estudantes de Design do ensino superior. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira dedicada à caracterização do relacionamento dos estudantes com os computadores; ao mapeamento das formas por meio das quais aqueles dispositivos auxiliam na resolução de problemas de Design; e à investigação das representações sociais (RS) dos estudantes acerca dos Princípios da Computação. Foram entrevistados 86 estudantes, sendo 23 destes programadores. As análises prototípica e de conteúdo dos dados indicaram a prevalência das RS e práticas instrumentais envolvendo a Computação, objetivada e ancorada pelo computador como meio que a materializa e a produz. A segunda etapa partiu desses resultados para elaborar a abordagem pedagógica centrada na linguagem RocketSocket, cuja principal característica é contemplar diferentes perfis de aprendizes dos Princípios da Computação. A linguagem explora a narrativa de um foguete que pode ser programado para coletar estrelas e desviar de asteroides no espaço como estratégia para discutir conceitos, práticas e perspectivas do CT. A terceira etapa consistiu no estudo de caso prototípico que experimentou o potencial da linguagem RocketSocket com dois estudantes de Design, sendo um programador e outro não. Os dados foram analisados segundo a perspectiva das microgêneses cognitivas, observando como os conhecimentos dos participantes sobre a Computação e os computadores foram selecionados e avaliados quanto à sua pertinência funcional ao longo do processo de construção dos algoritmos que controlam o foguete. A última parte da tese discute os dois estudos de forma integrada no âmbito da triangulação teórica inicial, buscando refletir sobre o processo de concepção da linguagem a partir das RS dos estudantes e suas possibilidades de contribuição para a popularização do CT.por
dcterms.abstractLa Pensée Computationnelle ou Computational Thinking (CT) est définie comme un ensemble de capacités et compétences traditionnellement attribuées aux professionnels, étudiants et chercheurs de la Science Informatique, mais qu’aux dernières années est devenue une connaissance accessible à plus de gens grâce à des initiatives qui cherchent à la populariser. Cette thèse a été basée sur une triangulation entre la Théorie des Représentations Sociales dans l'approche structurelle, la Psychologie Socio-historique et la perspective fonctionnelle de l’Épistémologie Génétique, en visant à élaborer une proposition pédagogique constructiviste pour le développement du CT entre les étudiants de Design dans l'enseignement supérieur. La recherche a été réalisée en trois étapes , la première dédiée à la caractérisation de la relation des étudiants avec des ordinateurs; l’identification des moyens par lesquels ces dispositifs aident pour résoudre les problèmes de Design; et la recherche sur les représentations sociales (RS) des étudiants sur les Principes de l’Informatique. 86 étudiants ont été interrogés , entre eux 23 sont programmeurs. Les analyses prototypiques et de contenu des données ont indiqués la prévalence des RS et pratiques instrumentales impliquant l’Informatique, objectivée et ancrée par l'ordinateur comme un moyen que la matérialise et que la produite. La deuxième étape a été basée sur ces résultats pour élaborer une approche pédagogique fondée sur le langage RocketSocket , dont la principale caractéristique est de considérer les différents profils des apprentis des Principes de l'Informatique. Le langage explore la narrative d'une fusée qui peut être programmée pour collecter des étoiles et des astéroïdes dans l'espace comme une stratégie qui vise à discuter des concepts , pratiques et perspectives du CT. La troisième étape a été basée sur l’étude du cas prototypique qui a connu le potentiel du langage RocketSocket avec deux étudiants de Design, un programmeur et l’autre non. Les données ont été analysés selon la perspective des microgèneses cognitives, en observant comment les connaissances des participants sur l'informatique et sur les ordinateurs ont été sélectionnés et évalués selon leur pertinence fonctionnelle lors de la construction d'algorithmes qui contrôlent la fusée. La dernière partie de la thèse traite de deux études d'une manière intégrée au sein de la triangulation théorique initiale, en cherchant à réfléchir sur le processus de conception du langage à partir des RS des étudiants et leur possibilités de contribution à la popularisation du CT.fra
dcterms.abstractComputational Thinking (CT) is defined as a set of skills and competencies usually ascribed to Computer Science professionals, students and researchers, but in the recent years has become an accessible knowledge to more people through initiatives that seek to popularize it. This thesis was based on a triangulation between the Social Representations Theory in the structural approach, the Sociohistorical Psychology and the functional perspective of Genetic Epistemology, aiming to elaborate a constructionist pedagogic approach for the development of CT among undergraduate Design students. The research was conducted in three stages, the first dedicated to the characterization of the relation between the students and the computers; the mapping of the ways in which those devices help in Design problem solving; and investigated the social representations of the students about Computing Principles. A total of 86 students participated in the study, 23 of these programmers. Prototypical and content analysis indicated the prevalence of instrumental representations and practices involving the Computing, objectified and anchored by the computer as a means which produces and makes it concrete. The second stage of the research departed from those results to develop a pedagogical approach based on the RocketSocket programming language, whose main feature is to consider different profiles of learners of the CT principles. The language explores a narrative of a rocket which can be programmed to collect stars and avoid asteroids in space as a strategy to discuss concepts, practices and perspectives of the CT. The third stage consisted of a prototypical case study that experienced the potential of the RocketSocket language with two undergraduate Design students, a programmer and a non-programmer. Data were analyzed from the cognitive microgenetic perspective, observing how the participants’ knowledge about Computing and computers were selected and evaluated for their functional relevance during the construction of the algorithms that controlled the rocket. The last part of the thesis discusses the two studies in a integrated view within the initial theoretical triangulation, aiming to reflect on the process of designing the language inspired by the students’ social representations and its potential contribution to the popularization of CT.eng
dcterms.creatorSant'Anna, Hugo Cristo-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2014-05-30-
dcterms.languagePor-
dc.contributor.referee1Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly-
dc.contributor.referee2Trindade, Zeide de Araújo-
dc.contributor.referee3Rossetti, Cláudia Broetto-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.publisher.courseDoutorado em Psicologiapor
dc.contributor.refereeCâmara, Rogério-
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