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Título: Características procedimentais de adultos e idosos que atingiram nível de desenvolvimento operatório formal em provas da escala de desenvolvimento do pensamento lógico (EDPL) e no jogo Quarto
Autor(es): Lemos, Milena Fiorim de Lima
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Palavras-chave: Estágio Operatório Formal
Adultos
Idosos
Jogo Quarto
Escala de desenvolvimento do pensamento lógico
Data do documento: 11-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese se propôs a descrever características do estágio operatório formal em dois grupos de sujeitos, ou seja, adultos e idosos, a partir de seus desempenhos na EDPL (Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico), de Longeot e no jogo Quarto. Especificamente verificamos: o desempenho de adultos e idosos nas provas da EDPL e o desempenho de adultos e idosos no jogo Quarto. Além disso, caracterizamos as diferenças de desempenho entre os grupos na EDPL e no jogo Quarto. Participaram do nosso estudo 12 homens,divididos em 2 grupos, ou seja, adultos com idade entre 30 e 35 anos, e idosos com idade entre 60 a 65 anos, todos com ensino superior completo no mínimo e pertencentes à classe C ou superiores. A composição dessa amostra foi não probabilística e se deu por conveniência. Na análise da EDPL, as instruções nos permitiram a identificação de um escore total e do nível (ou estágio) de desenvolvimento de cada participante. Com o jogo Quarto, geramos 54 partidas e um total de 481 jogadas. Isso nos permitiu elaborar, juntamente com estudos anteriores, uma proposta de Níveis de Análise Heurística do Quarto. A tese foi dividida em três estudos. Assim, no primeiro estudo, fizemos uma revisão de artigos estrangeiros indexados, no Portal Periódicos Capes, que abordavam o estágio operatório formal proposto por Piaget. No segundo, detalhamos o emprego da EDPL e os resultados encontrados entre os sujeitos que estudamos. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa na manifestação da estrutura do pensamento operatório formal entre os grupos, mas interferência dos conteúdos na resolução dos problemas propostos notadamente entre os idosos. Assim, pudemos questionar o uso exclusivo da EDPL para avaliação de sujeitos psicológicos nas circunstâncias em que os mesmos serão classificados em um dos estágios de desenvolvimento. No terceiro estudo, tratamos, especificamente, dos resultados encontrados com a aplicação do jogo Quarto. Com esses resultados não encontramos diferenças qualitativas entre adultos e idosos, considerando o instrumento utilizado e as características que os participantes possuíam; a compreensão do jogo pelos participantes foi melhor que o desempenho observado durante as partidas; e, por fim, apesar das capacidades cognitivas presentes no estágio operatório formal, nenhum dos participantes conseguiu atingir os níveis superiores de análise do Quarto. Nas conclusões, pudemos reafirmar, como já esperávamos, que estruturalmente adultos e idosos são iguais, pois todos estavam no estágio operatório formal. Por outro lado, contrariando a ideia inicial, também não observamos diferenças procedimentais entre os participantes, considerando, obviamente, a especificidade dos problemas apresentados aos mesmos, assim como as características dos nossos sujeitos.
This thesis aimed to describe features of the formal operational stage in two groups of subjects, that is, adults and the elders, from their performances in EDPL (Logical Thought Development Scale) of Longeot and the game Quarto. We verified specifically: the performance of adults and elders in the trials of EDPL and performance of adults and elders in the game Quarto. In addition, we characterized performance differences between the groups in EDPL and in the game Quarto. In our study we had 12 participants, men, divided into 2 groups, that is, adults aged between 30 and 35 years and elders aged between 60 and 65 years, all university graduates and belonging to at least C social class or higher. The composition of the sample was non-probabilistic and set for convenience. In the analysis of EDPL, instructions allowed us to identify a total score and level (or stage) of development of each participant. Using the game Quarto, we generated 54 matches and a total of 481 moves. This along with previous studies, allowed us to develop a proposal for Heuristic Analysis Levels of the Quarto game. The thesis was divided into three studies. Thus, in the first study, we did a review of foreign papers indexed in Capes Portal that addressed the formal operational stage proposed by Piaget. In the second, we detail the use of EDPL and the results found among the subjects studied. The results showed no significant difference in the manifestation of the structure of formal operational thinking between the groups, but interference of the contents in the resolution of proposed problems especially among the elderly. Thus, we question the exclusive use of EDPL for evaluation of psychological subjects in the circumstances in which they will be classified in one of the stages of development. In the third study, we treat, specifically, the results found with the application of the game Quarto. On these results we found no qualitative differences between adults and elders considering the instrument used and the characteristics that the participants had; the game understanding by the participants was better than the performance observed during the matches; and finally, despite the cognitive capabilities presented in the formal operatory stage, none of the participants could achieve the higher levels of analysis of the game Quarto. In conclusion, we reaffirm, as expected, that structurally adults and the elders are the same as they were all in the formal operatory stage. Moreover, contrary to the initial idea neither were observed procedural differences between our subjects, whereas, obviously, we considered the specificity of the problems presented thereto, as well as the features of the subject.
Ce travail a pour but de décrire les caractéristiques du stage operatoire formel de deux grupes d’individus, c’est à dire, un groupe d’adultes et un autre de personnes âgées. Il s’agit de montrer leur performance dans l’EDPL (Echelle de Dévéloppement de la Pensée Logique), dans Longeot et égalementdans le jeu Quarto. Spécifiquement, on a essayé de vérifier le niveau de dévéloppement des adultes et celui des personnes âgées dans les épreuves de l’EDPL et dans le jeu Quarto. En plus, on a essayé de caractériser les différences de performance entre les groupes de l’EDPL et du jeu Quarto. Douze hommes ont participé à notre étude, divisés en deux groupes, à savoir, des adultes entre 30 et 35 ans, et des personnes âgées entre 60 et 65 ans, tous ayant, au minimum, complété l’enseignement supérieur etappartenant principalement à la classe sociale C. La composition de cet échantillonest du typedit non probabilistique, ainsi adoptée par convenance. Dans l’analyse de l’EDPL, les instructions nous ont permis d’identifier le score total, ainsi quele niveau (ou stage) de dévéloppement de chaque participant. Avec le jeu Quarto, on a créé 54 matchs, avec un total de 481 mouvements. Cela nous a permis d’élaborer, avec d’autres études déjà réalisés, une proposition de Niveaux d’Analyse Heuristique du Quarto. La thèse a été divisée en trois études. Dans une première, on a fait un examen des articles étrangers indexées dans Portal Capes qui abordait la phase opératoire formel proposé par Piaget. Dans la deuxième, on a détaillé le processus d’utilisation de l’EDPL et les résultats obtenusparmi les sujets étudiés. Ceux-ci semblent indiquer qu’il n’existe pas de différence significative dans la manifestation de la structure de la pensée opératoire formelle des groupes, mais qu’il y aurait une interférence des contenusdans la résolution des problèmes proposés, notamment parmiles personnes âgées. De cette manière, nous avons pu questionner l’utilisation exclusive de l’EDPL pour évaluer des sujets psychologiques dans des circonstances oùeux-mêmes seraient classésdans un des stages de dévéloppement. La troisième étude traite, de façon spécifique, des résultats obtenus aprèsl’application du jeu Quarto. Même avec tous ces résultats, on n’a pas su montrer des différences qualitatives entre les adultes et les personnes âgées par rapport à l’instrument utilisé et les caractéristiques des participants. La compréhension du jeu par les participants était meilleure que la performance observée pendant les matchs; et finalement, malgréles capacités cognitives présentes dans le stage opératoire formel, aucun des participants n’est arrivé aux niveaux supérieurs d’analyse du Quarto. Dans les conclusions, on a pu réaffirmer, comme prévu, que les adultes et les personnes âgées sont structurellement égaux, puisqu’ils étaient tous dans le stage opératoire formel. D’un autre côté, et contrairement à l’idée initiale, on n’était pas capabled’observer des différences de procedure parmi nos participants, étant donné la spécificité de leurs problèmes et caractéristiques.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9090
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