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Título: O relacionamento professor-aluno e o bullying no ensino fundamental
Autor(es): Passos, Virgínia de Oliveira Alves
Orientador: Garcia, Agnaldo
Data do documento: 30-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O contexto social contemporâneo é marcado por inúmeras situações identificadas por violência. A escola como espaço de indivíduos em desenvolvimento é palco de conflitos diversos. Um fenômeno, de intensa violência, vem preocupando educadores de forma geral o bullying termo usado para referir-se a atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos, gozações, acusações, levando geralmente à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais. O objetivo geral da presente pesquisa é investigar o papel do relacionamento professor-aluno na ocorrência de situações de conflitos envolvendo alunos, na perspectiva dos estudantes. Participaram deste estudo 124 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede particular de Recife (PE). Os estudantes escreveram uma redação sobre Violência Escolar, e em seguida preenchiam questionário sobre relacionamento com colegas e com dois professores Bom Relacionamento e Relacionamento Difícil. A análise temática das redações aponta que a maioria dos alunos se referiu diretamente a prática de bullying ao dissertar sobre violência escolar. Tal prática também foi abordada de forma indireta, sem fazer referência explícita ao termo bullying. Alguns alunos se declararam alvos/vítimas de bullying, e outros afirmaram ter presenciado tal prática. A análise dos questionários evidenciou as formas de envolvimento em bullying e aspectos do relacionamento professor-aluno. A análise estatística correlacional apontou ligação entre alunos autores/agressores e aspectos negativos do relacionamento com professores. Os resultados possibilitam para maior compreensão da influência das relações interpessoais no contexto escolar.
The social context is marked by countless situations identified by violence. The school as a place for developing individuals is a setting for conflicts. A phenomenon of intense violence, is worrying educators in general - bullying - term used to refer to aggressive attitudes, intentional, repetitive, adopted by one or more students against another(s), causing pain, distress and suffering. Insults, intimidation, nicknames, teasing, accusations, often leading to exclusion, and physical, psychological, moral and material. The overall goal of this research is to investigate the role of the teacher-student relationship in the occurrence of conflict situations involving students, from the students' perspective. The study included 124 students in 7th grade from three elementary schools in Recife (PE). Students were asked to write an essay about "School Violence", and then completed a questionnaire about the relationship with colleagues and two teachers - with Good Relationships and with Difficult Relationship. A thematic analysis of newsrooms shows that the majority of students referred directly to bullying to speak about school violence. This practice was also addressed indirectly, without making explicit reference to the term bullying. Some students expressed their targets / victims of bullying, and others claimed to have witnessed such a practice. Analysis of the questionnaires showed the forms of involvement in bullying and aspects of the teacher-student relationship. Statistical analysis showed correlational link between student authors / aggressors and negative aspects of the relationship with teachers. The results allow for greater understanding of the influence of interpersonal relationships in the school context.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9094
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