Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9105
Título: Nos caminhos de Dédalo :análise do desenvolvimento da precursividade nas estratégias de resolução de labirintos impressos e digitais em crianças e adolescentes
Autor(es): Saleme, Samira Bissoli
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Coorientador: Tavares, Orivaldo de Lira
Palavras-chave: Labirinto
Jogos computadorizados
Piaget
precursividade
Data do documento: 28-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese teve por objetivo analisar o desenvolvimento da precursividade e da evolução dos possíveis e necessários em estratégias de resolução de labirintos impressos e digitais. Para tanto, foram utilizados como instrumentos o Subteste Labirintos da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças WISC III e o jogo Alice no Labirinto das Decisões - ALD. O estudo contou com 30 participantes, nas idades de 6, 10 e 14 anos, sendo 10 em cada idade, com distribuição equitativa por sexo. O delineamento foi do tipo não experimental, com análises descritiva e correlacional bivariada pelo teste de Correlação de Pearson. Os resultados evidenciaram uma progressiva evolução da precursividade e estreita relação entre a resolubilidade de labirintos impressos e digitais com o avançar da idade e do desenvolvimento das estruturas operatórias, correspondente aos níveis propostos de cursividade, intercursividade e precursividade. Constatou-se a existência de correlação, em nível moderado e negativamente direcionado, entre a pontuação obtida nos labirintos Wisc e a quantidade de jogadas necessárias à finalização do ALD, para o grupo de 14 anos (ρ = -0,5, num intervalo de confiança de 95%, onde α = 0,05). Assim, maiores pontuações no subteste Labirintos Wisc correlacionaramse moderadamente a menores quantidades de jogadas no ALD para o grupo de participantes com 14 anos. Níveis mais elevados de resolubilidade mostraram-se relacionados à capacidade operatória e conquistas próprias do pensamento formal, característicos do nível operatório hipotético-dedutivo.
This thesis aimed to analyze the development of precursivity and the evolution of possible and necessary on print and digital labyrinths solving strategies. Therefore, it was used, as printed and digital instruments, respectively, the subtest Labyrinths of Wechsler Intelligence Scale for Children - WISC III and the game "Alice no Labirinto de Decisões - ALD." The study included 30 participants, at ages 6, 10 and 14, 10 with equal gender distribution. The design of the study was non experimental, with descriptive and correlational bivariate analysis by Pearson's correlation test. The results showed a progressive evolution of precursivity and close relationship between the solvability of print and digital labyrinths, acoording to age and the development of operational structures, corresponded to the proposed cursivity, intercursivity and precursivity levels. It was found a moderate and negative directed correlation between the score obtained in Wisc labyrinths and the amount of necessary moves to finish ALD, for the group of 14 years (ρ = -0.5, with a confidence interval of 95%, where α = 0.05). Thus, higher scores on subtest Labyrinths Wisc was correlated moderately to lower amounts of moves in the ALD to the group of participants with 14 years old. Higher levels of solvability shown to be related to the operating capacity and own achievements of formal thought, characteristic of the hypothetical-deductive operative level.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9105
Aparece nas coleções:PPGP - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_7207_Tese_Doutorado_SamiraBissoliSaleme_v1.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.