Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9110
Título: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crianças com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade: estudo com um Programa de Aprendizagem de Natação.
Autor(es): DAMASCENO, L. G.
Orientador: QUEIROZ, S. S.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil
TDAH
Coordenação Motora
Natação
Data do documento: 3-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DAMASCENO, L. G., Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crianças com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade: estudo com um Programa de Aprendizagem de Natação.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as influências de um Programa de Aprendizagem de Natação sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A amostra foi composta de 05 crianças, escolares, do sexo masculino, entre 7 e 9 anos de idade completos, apresentando diagnóstico do TDAH do subtipo combinado, com comorbidade do TDC (TDAH/TDC). As crianças (N=05) constituíram um único grupo submetido a uma intervenção aquática com aulas sistematizadas de aprendizagem de natação. O grupo foi submetido durante 3 meses, a duas aulas semanais de 50 minutos de duração, totalizando 23 sessões/encontros. A variável dependente coordenação motora (escore total do teste DCDQ-Brasil) foi avaliada em dois pontos no tempo pré e pós teste. O resultado referente ao escore total do teste DCDQ-Brasil revelou efeito positivo entre os tempos, o que confere significância funcional a intervenção, aproximando o desenvolvimento da coordenação motora da criança com TDAH/TDC, da referência para crianças com desenvolvimento típico. Ao menos considerando nossa amostra, inferimos que a intervenção motora através do esporte sob a forma de um Programa de Aprendizagem de Natação, contribuiu para que o desempenho final das crianças com TDAH/TDC, fosse semelhante ao de crianças com desenvolvimento típico. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com o objetivo, por exemplo, de investigar as influências de outras práticas esportivas sobre os portadores de diagnóstico semelhante.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9110
Aparece nas coleções:PPGP - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8150_TESE IMPRESSÃO + FC.pdf
  Restricted Access
1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.