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Título: A todo vapor, sem pensar e distraído : relação entre afetividade e inteligência em crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Missawa, Daniela Dadalto Ambrozine
Orientador: Rossetti, Claudia Broetto
Coorientador: Corrêa, Mônica Cola Cariello Brotas
Data do documento: 1-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese se propôs a avaliar as relações entre afetividade e inteligência em crianças com TDAH e seus responsáveis por meio de uma intervenção psicológica em oficinas de jogos de regras. As perspectivas teóricas que serviram de base para a compreensão dos fenômenos estudados foram os escritos de Piaget e as pesquisas acerca das Funções Executivas (FEs). Participaram da pesquisa oito crianças de ambos os sexos (quatro meninos e quatro meninas) com o diagnóstico sugestivo de TDAH juntamente com um responsável de cada, totalizando 16 sujeitos. As crianças selecionadas passaram por uma avaliação neuropsicológica realizada por estagiários em uma clínica de Psicologia em uma Universidade da Grande Vitória e foram reunidas em dois grupos. O grupo de pais foi composto por sete mães e um pai. Os procedimentos de coleta de dados envolveram oficinas com jogos de regras, entre maio e novembro de 2015, semanalmente com as crianças e quinzenalmente entre crianças e pais, ou seja, as crianças estiveram presentes em todas as oficinas propostas e os pais em metade delas. Os jogos utilizados foram: Dominó, Tangran, Jogo da Memória, Quebra-cabeça, Quatro Cores, Jogo do Mico, Pega Varetas®, Uno®, Lig-4®, Quem sou eu? Cara a cara®, Cilada e Lince. As oficinas foram estruturadas de forma que inicialmente conversávamos sobre como os participantes estavam se sentindo naquele momento, logo após apresentávamos e explicávamos as regras do jogo que seria utilizado certificando-nos de que todos haviam compreendido as regras por meio de exemplos práticos e então iniciávamos as partidas. Em algumas oficinas foram apresentadas às crianças protocolos com situações-problema referentes ao jogo utilizado. Desenvolvemos quatro estudos em que cada um correspondeu a um objetivo específico proposto. Nos estudos 1 e 2 são apresentados os dados referentes às condutas dos participantes durante as oficinas com jogos de regras. Em ambos os estudos foram discutidas as relações entre afetividade e inteligência em crianças com TDAH por meio da observação das conexões entre as condutas analisadas. O estudo 3 situa a questão de como a participação dos pais, juntamente com os filhos, nas oficinas com jogos influencia na avaliação parental dos aspectos cognitivos e afetivos dessas crianças. O artigo foi construído com base na compreensão de que a percepção dos pais constitui uma importante influência no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos seus filhos. No estudo 4 foram discutidas as questões relativas ao processo de tomada de consciência conforme descrito na teoria piagetiana por meio da utilização de situações-problema com base nos jogos: Cara a cara®, Quatro cores, Dominó e Lig-4®. Os estudos desenvolvidos nos conduzem a conclusões que corroboram os postulados de Piaget com relação à impossibilidade de existência de situações apenas cognitivas ou afetivas, pois observamos que durante as oficinas com jogos de regra, muitas vezes a criança compensava as limitações cognitivas com interesse e força de vontade para vencer o desafio proposto. Uma das principais contribuições da tese é o deslocamento da afetividade do papel de coadjuvante no processo de desenvolvimento dos indivíduos e sua inclusão, de forma sistemática, em estreita relação com os aspectos cognitivos.
This thesis aimed to evaluate the relationships between affectivity and intelligence in children with ADHD and their caregivers through a psychological intervention in rule game workshops. The theoretical perspectives that served as the basis for the understanding of the studied phenomena were the writings of Piaget and the studies about the Executive Functions (EFs). Eight children of both sexes (four boys and four girls) with suggestive diagnosis of ADHD, together with one caregiver of each, totaling 16 s ubjects participated in the study. The children selected underwent a neuropsychological evaluation performed by trainees at a psychology clinic at a University of Greater Victoria and were grouped into two groups. The parent group consisted of seven mothers and one father. Data collection procedures involved workshops with rule games between May and November 2015, weekly with children and fortnightly between children and parents, i.e. children were present at all proposed workshops and parents in half of them. The games used were Domino, Tangram, Memory Game, Puzzles, Four Colors, Mico Game, Pick-up sticks, Uno, Link-4, Who am I?, Guess Who, Gridlock, and Lynx. The workshops were structured so that we initially talked about how the participants were feeling at that moment. Shortly after that we presented and explained the rules of the game that would be used to make sure that everyone had understood the rules from practical examples. Then we started the games. In some workshops, protocols with problem situations regarding the game used were presented to the children. We have developed four studies in which each one corresponded to a specific objective proposed. In studies 1 and 2 the data regarding the behavior of the participants during the rule games workshop are presented. In both studies, the relationships between affectivity and intelligence in children with ADHD were discussed through the observation of the connections between the analyzed behaviors. Study 3 addresses the question of how parental participation, together with the children, in workshops with games influences the parental assessment of the cognitive and affective aspects of these children. The article was built on the understanding that parental perception is an important influence on the cognitive and affective development of their children. In study 4 we discussed the issues related to the process of awareness as described in Piaget’s theory through the use of problem situations based on the games Guess Who, Four colors, Dominoes and Link-4. The studies developed lead us to conclusions that corroborate Piaget's postulates regarding the impossibility of only cognitive or affective situations, since we observed that during workshops with rule games, the child often compensated the cognitive limitations with interest and willingness to face the challenge. One of the main contributions of the thesis is the displacement of affectivity from the supporting role in the process of development of individuals and its consequent inclusion, in a systematic way, in close relation with the cognitive aspects.
La proposition de cette thèse est évaluer les relations entre l'affectivité et l'intelligence chez des enfants avec Trouble de l’Attention/Hyperactivité (TDAH) et ses responsables, par le moyen d'une intervention psychologique avec des ateliers de jeux de societé. Les perspectives théoriques qui ont servi de base pour la compréhension des phénomènes étudiés sont les écrits de Piaget et les recherches portant sur les Fonctions Exécutives (FEs). Les participants de cette recherche ont été huit enfants des deux sexes (quatre garçons et quatre filles) dont le diagnostique suggérait TDAH, accompagnés chaque un par un responsable, ce qui donnait un total de 16 sujets. Les enfants sélectionnés ont passé par une évaluation neuropsychologique réalisé par des stagiaires dans une clinique de psychologie d'une université de la Région Métropolitaine de Vitória, Brésil, et ont été réunis dans deux groupes. Le groupe des parents était composé de sept mères et un père. Les procédures de collection de données impliquaient des ateliers de jeux entre mai et novembre 2015, une fois par semaine avec les enfants et une fois chaque deux semaines avec les enfants et les parents ; cela veux dire que les enfants ont été présents à tous les ateliers proposés et les parents à la moitié. Voici les jeux utilisés: Domino, Tangram, Jeu de Mémoire, Puzzle, Jeu des 4 couleurs, Paf le singe, Mikado, Uno, Puissance 4, Qui suisje?, Dévine qui je suis, Gridlock et Le Lynx. Les ateliers ont été structurés de la façon suivante: d'abord on demandait aux participants pour parler sur comment ils se sentaient dans ce moment-là. Ensuite, on présentait et expliquait les règles du jeux qui serait utilisé, on se certifiait que tous avaient bien compris les règles en utilisant des exemples pratiques, et on commençait donc à jouer. Dans quelques ateliers, on a présenté aux enfants des protocoles de situations-problèmes concernant le jeu utilisé. On a développé quatre études, chacun correspondant à un objectif spécifique proposé. Les études 1 et 2 présentent les données à propos du comportement des participants pendant les ateliers avec les jeux de société. Les deux études analysent les relations entre affectivité et intelligence parmi les enfants avec TDAH par l'observation des connexions entre les comportements analysés. L'étude 3 traite de la question suivante: comment la participation des parents, avec les enfants, aux ateliers de jeux, a une influence dans l'évaluation parentale sur les aspects cognitifs et affectifs de ces enfants. La base de cet article est la compréhension que la perception des parents constitue une importante influence lors du développement cognitif et affectif des enfants. L'étude 4 traite des questions relatives au processus de prise de conscience selon décrit la théorie de Piaget, en utilisant des situations-problèmes basées sur les jeux: Dévine qui je suis, Quarte couleurs, Domino et Puissance 4. Les études développés nous ont conduit à des conclusions qui confirment les postulats de Piaget en relation à l'impossibilité d'existence de situations uniquement cognitives ou affectives, car on a observé, pendant les ateliers avec les jeux de société, que souvent l'enfant compensait les limitations cognitives avec son interêt et force de volonté pour réussir le défi proposé. Une des principales contribution de cette thèse est le déplacement de l'affectivité du rôle secondaire dans le processus de développement des individus à son inclusion, de forme systématique, en étroite relation avec les aspects cognitifs.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9112
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