Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9121
Título: DISTRIBUIÇÃO Espacial e Vertical dos Decapoda Holo e Meroplanctônicos em Dois Perfis Longitudinais na Bacia do Espírito Santo e Norte da Bacia de Campos (brasil).
Autor(es): LAINO, P. D. S.
Orientador: BRAGA, A. C. A.
LOUREIRO FERNANDES, L. F.
Data do documento: 9-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LAINO, P. D. S., DISTRIBUIÇÃO Espacial e Vertical dos Decapoda Holo e Meroplanctônicos em Dois Perfis Longitudinais na Bacia do Espírito Santo e Norte da Bacia de Campos (brasil).
Resumo: Os Decapoda podem ser holoplanctônicos, vivendo durante todo o seu ciclo de vida no plâncton, ou apresentar apenas fases larvais no plâncton denominados de meroplâncton. Os Decapoda holo e meroplanctônicos estão entre os principais componentes do zooplâncton marinho, podendo representar mais de 50% da biomassa planctônica total. Estes organismos estão expostos às variações ambientais e ecológicas que influenciam suas chances de sobrevivência, desenvolvimento e dispersão no plâncton. Amostras de zooplâncton foram coletadas em dois transectos, com oito estações cada, no período de inverno de 2013 e verão de 2014, obtendo-se um total de 96 amostras, através de arrastos horizontais realizados entre 18h e 06hrs, abrangendo as massas d´água presentes na região (AT, ACAS, AIA, ACS, APAN), através do sistema de rede MOCNESS. Perfis de CTD coletaram as características físico-químicas da coluna de água. Subamostras analisadas deram origem a um Capítulo sobre duas espécies do Gênero Lucifer Thompson, 1829 e sua distribuição na Bacia do Espírito Santo e Norte da Bacia de Campos. Um segundo Capítulo, com os dados das demais larvas de Decapoda presentes nas amostras, com enfoque nas larvas de braquiúros, foi estruturado. Assim, este estudo irá apresentar os resultados obtidos para os Decapoda (holo e meroplanctônicos), fornecendo informações quanto a sua composição e variação espacial, associados aos padrões oceanográficos, que servirão de subsídio para futuros estudos na região.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9121
Aparece nas coleções:PPGOAM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10166_DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PEDRO LAINO 2017 (1).pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.