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dc.contributor.advisorOliveira, Ester Abreu Vieira de-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:43:17Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:43:17Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9171-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectContos de Grimmeng
dc.subjectVerossimilhança aristotélicapor
dc.subjectSignificantepor
dc.subjectGrimm's fairy taleseng
dc.subjectAristotelian verisimilitudeeng
dc.subjectSignifiereng
dc.subjectLiterature and psychoanalysiseng
dc.subjectCuentos de Grimmspa
dc.subjectVerisimilitud aristotélicaspa
dc.subjectLiteratura y psicoanálisisspa
dc.titleContos de Grimm (1812-1815) : dos significantes na representação da verossimilhança artístico-literária ou aristotélicapor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.subject.udc82-
dc.subject.br-rjbnGrimm, Jacob, 1785-1863 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.br-rjbnGrimm, Wilhelm, 1786-1859 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.br-rjbnRealismo fantástico (Literatura)por
dc.subject.br-rjbnPsicanálise e literaturapor
dc.subject.br-rjbnContos infantojuvenispor
dcterms.abstractEsta leitura se processa a partir da ideia da verossimilhança clássica, artísticoliterária ou aristotélica como “verossimilhança psicológica”, ou seja, que depende do contraste dos significantes de uma obra com os do receptor. Assim, essa verossimilhança configura uma “impressão de verdade” que se dá por reprodução, no receptor, de efetivas sensações experimentadas diante do mundo real. O conceito de significante que norteia esta abordagem é o da linha psicanalítica de Lacan. “Verdade” ou “mundo real” aqui dependem de linhas teóricas voltadas para representação e linguagem, como Kant, Nietzsche, Freud, o próprio Lacan, Wittgenstein e outros pesquisadores, mormente leitores desses enumerados. Aristóteles é o teórico da verossimilhança - que ele associou a “ações de caráter elevado” as quais devem se desenvolver conforme a “necessidade”. Ao conceito de “necessidade” associamos o desejo da linha psicanalítica lacaniana, que configura a sequência de inscrições significantes operadas sob a ordem de um sujeito. Por esse caminho, apontamos em significantes de contos de Grimm (da primeira edição) ações verossímeis e também inverossímeis. Do mesmo modo, também mostramos traços que encaminham para a viabilidade da noção de um “grimmismo”, ou estética que terá norteado a composição literária dos dois irmãos.por
dcterms.abstractThis reading is developed from the idea of classical, artistic and literary or Aristotelian verisimilitude as “psychological verisimilitude”, in other words, a verisimilitude which depends on contrasts between receiver’s signifiers and literary work’s signifiers. Thus, this verisimilitude promotes a “feeling of truth” that reproduces, in the receiver, actual sensations experienced on the real world. The signifier’s concept that guides this approach is from Lacan’s theories. “Truth” or “real world” in this reading depend on theoretical lines which are oriented to representation and language, as Kant, Nietzsche, Freud, Lacan himself, Wittgenstein and other researchers, especially readers of those listed. Aristotle is the verisimilitude’s theoretician - and he linked it to “actions of high importance” which are dependants on “necessity”. To the concept of “necessity” we associate the desire from Lacanian psychoanalytic line, which sets the sequence of signifiers applications operated under the command of a subject. That way, we point out in signifiers from Grimm tales (the first edition) verisimilar and also nonverisimilar actions. We also show traits that may refer to the viability of a concept for a “grimmismo” or aesthetics that have guided the two brothers’ tales writing.eng
dcterms.abstractEsta lectura se desarrolla tras la idea de la verisimilitud clásica, artística y literaria o aristotélica como “verisimilitud psicológica”, es decir, una verisimilitud que depende de confrontaciones entre significantes de una obra literaria y significantes del receptor. Así, esa verisimilitud configura una “impresión de verdad” que ocurre por reproducción, en el receptor, de efectivas sensaciones experimentadas delante del mundo real. De ese modo, la verisimilitud constituye un “sentimiento de la verdad” que se da por la reproducción, en el receptor, de sensaciones experimentadas de hecho en el mundo real. El concepto de significante que guía este enfoque es la línea psicoanalítica de Lacan. La “verdad” o “mundo real” aquí dependen de líneas teóricas encaminadas a la representación y al lenguaje, como Kant, Nietzsche, Freud, Lacan él mismo, Wittgenstein y otros investigadores, particularmente lectores de los enumerados. Aristóteles es el teórico de la verosimilitud - que se la asociaba a las “acciones elevadas” que se deben desarrollar según la “necesidad”. Al concepto de “necesidad” asociamos el deseo de la línea psicoanalítica de Lacan, que establece la secuencia de registros significantes operados bajo el mando de un sujeto. Siguiendo esta senda, señalamos en significantes de cuentos de Grimm (primera edición) acciones verosímiles y también inverosímiles. Del mismo modo, también vamos a mostrar caracteres que traen la viabilidad de la noción de un “grimmismo” o de una estética que haya guiado la composición literaria de los dos hermanos.spa
dcterms.creatorAlmeida, Lícia Cristina Dalcin de-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2016-12-15-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.publisher.courseDoutorado em Letraspor
dc.contributor.refereeSoares, Luis Eustáquio-
dc.contributor.refereeBomfim, Renata-
dc.contributor.refereeBaunilha, Eduardo Fernando-
dc.contributor.refereeRibeiro, Francisco Aurélio-
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