Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9197
Título: A volta para casa: patriarcalismo e violência em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
Autor(es): CORDEIRO, L. P.
Orientador: SALGUEIRO, W. C. F.
Data do documento: 27-Jan-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CORDEIRO, L. P., A volta para casa: patriarcalismo e violência em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar o livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, publicado em 1975, a partir de uma perspectiva historiográfica, orientada sobretudo pelas ideias do filósofo Theodor W. Adorno. A obra de Nassar tem como narrador e protagonista André, que, apaixonado por sua irmã, Ana, vive em conflito com os valores paternos. O cenário em que os personagens estão inseridos possui traços que podem ser identificados aos núcleos patriarcais, favorecendo o surgimento de violências, não apenas simbólicas. A partir da concepção adorniana de que obra de arte e sociedade estão intrinsecamente relacionadas, analisaremos nas páginas que se seguem o patriarcalismo e a violência em Lavoura arcaica, verificando as rupturas e as continuidades presentes no enredo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9197
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10565_25-12-2016 - Dissertação Leandra Postay - A VOLTA PARA CASA - Versão final.pdf944.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.