Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9198
Título: O PEQUENO PRÍNCIPE COMO OBRA DA RESISTÊNCIA: ANÁLISE DO ROMANCE DE SAINT-ÉXUPERY À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Autor(es): MEIRELES, J. R. S.
Orientador: SIEGA, P. R.
Palavras-chave: Saint-Éxupery
Estética da recepção
Vichy
História da Fra
Data do documento: 16-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MEIRELES, J. R. S., O PEQUENO PRÍNCIPE COMO OBRA DA RESISTÊNCIA: ANÁLISE DO ROMANCE DE SAINT-ÉXUPERY À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Resumo: Essa pesquisa busca compreender aspectos históricos e estéticos da obra O pequeno príncipe, do aviador e escritor francês Saint-Éxupery, apoiando-se em conceitos teóricos da estética da recepção, de Hans-Robert Jauss. Objetiva-se delinear o possível horizonte de expectativas em que se insere a primeira recepção dessa obra, no momento de sua publicação para os públicos americano e francês. O estudo dos contextos histórico, social e artístico da primeira à segunda guerras mundiais será o ponto de apoio para abarcar as transformações no horizonte das expectativas literárias acarretadas pelos avanços e recuos políticos do período. Desse ponto de vista, O pequeno príncipe é encarado como obra da Resistência francesa contra o governo de Vichy e a dominação alemã, evidenciando como o romance contrariasse expectativas literárias comuns àquele momento histórico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9198
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10566_Dissertacao João Ricardo - Versão Final.pdf620.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.