Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9213
Título: A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: um estudo de três coleções contemporâneas
Autor(es): SILVA, D. P. S.
Orientador: CARVALHO, R. N. B.
Coorientador: DALVI, M. A.
Data do documento: 4-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, D. P. S., A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: um estudo de três coleções contemporâneas
Resumo: Esta dissertação investiga quanti-qualitativamente, a partir de um estudo de conteúdo, a presença e o tratamento teórico-metodológico da Literatura em três coleções contemporâneas de Língua Portuguesa destinadas ao 6º e 7º anos do Ensino fundamental II, a saber, Português: Linguagens, Para Viver Juntos e A Aventura da Linguagem, avaliadas e aprovadas pelo PNLD 2014 e adotadas por escolas públicas. Mapeia os gêneros literários mais comuns, a presença de textos integrais ou de fragmentos e o modo como as obras didáticas propõem a abordagem pedagógica dos textos literários. Integra os estudos do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e está inserida na linha de pesquisa Literatura e Expressões da Alteridade (LEA), do Programa de PósGraduação em Letras (PPGL) da Ufes. Na revisão bibliográfica, constatamos que há certa carência de estudos com esse recorte específico e, no entanto, o consideramos de grande relevância visto que o 6º e o 7º anos fazem a passagem entre os anos iniciais do Ensino Fundamental I e os últimos anos do Ensino fundamental II. Dialogando com Candido (1988), Leahy-Dios (2000) e Dalvi (2013a, 2013b), e também com os documentos oficiais Guia do PNLD 2011 e 2014 e PCN, e tomando como corpus seis volumes de livros didáticos contemporâneos de três coleções distintas, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfico-documental e busca debater e investigar o lugar ocupado pela Literatura nos livros didáticos do Ensino fundamental II em face dos materiais didáticos que, em tese, deveriam garantir o Direito à Literatura e à Educação Literária no contexto da educação pública escolar brasileira.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9213
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11231_Dissertação Daiani - Versão Banca.pdf28.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.