Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9220
Título: O(S) Ciúme(s) em São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa
Autor(es): BORGES, G. B. C.
Orientador: SALGUEIRO, W. C. F.
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BORGES, G. B. C., O(S) Ciúme(s) em São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa
Resumo: Este trabalho propõe-se a uma abordagem do ciúme, sentimento presente, entre tantas outras, em duas obras da maior relevância para a literatura nacional: São Bernardo e Grande Sertão: Veredas. Outros aspectos que aproximam os dois romances a exemplo da violência, da morte feminina, da narração autodiegética e masculina já foram comentados por muitos estudiosos de Ramos e Rosa, contudo, esse sentimento tão importante na construção de ambas as narrativas não recebeu ainda a primazia em uma análise de aproximação. Com isso, nosso intento é estabelecer essa afinidade temática não apenas elencando pontos de semelhanças, mas também comentando em que se distanciam as concepções de ciúmes tratadas nas duas obras e em que essas questões contribuem para uma melhor compreensão geral dos dois livros. Para isso, analisaremos as relações dos protagonistas Paulo Honório e Riobaldo com as mulheres que marcaram suas vidas sobretudo, mas não apenas, Madalena e Maria Deodorina (respectivamente). Comentaremos, neste esforço, as diferentes modalidades de ciúmes mencionadas nas narrativas em questão, a fim de perceber como essa temática toca também outros aspectos relevantes em ambos os casos.Para isso, noções de psicologia, como os conceitos de ciúme de Freud; ou de história, como as noções de patriarcalismo de Mary Del Priore, são incontornáveis. Ademais, outros estudiosos dos romances em questão, como Jaime Ginzburg, Antonio Candido, Roberto Schwarz e Luiz Costa Lima, também nos auxiliarão nesta trajetória. Nosso objetivo é, com tal análise, trazer nossa contribuição à leitura dos romances de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, propondo um novo olhar de aproximação sobre o ciúme na construção de ambos. Palavras-chave: Ciúme, São Bernardo, Grande Sertão: Veredas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9220
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11783_Dissertação de Gabriela Brahim Correa Borges (PPGL Ufes) FINAL.pdf995.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.