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http://repositorio.ufes.br/handle/10/9224
Título: | A construção da identidade nacional pela representação do indígena no mestiço antropofágico de macunaíma |
Autor(es): | Raft, Gustavo Luz |
Orientador: | Oliveira, Jurema José de |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Modernismo Identidade nacional Macunaíma Indígena Brazilian literature Modernism National identity Indigenous |
Data do documento: | 2-Mai-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | RAFT, Gustavo Luz. A construção da identidade nacional pela representação do indígena no mestiço antropofágico de macunaíma. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura crítica da construção da identidade nacional representada no livro Macunaíma: o herói sem nenhum caráter com foco no elemento indígena como matriz do processo de miscigenação cultural. Na tentativa de redescobrir o Brasil e suas origens, o livro do escritor modernista Mário de Andrade mimetiza e satiriza aspectos que entende centrais na brasilidade. Ele faz uma representação do indígena como componente do mestiço brasileiro, e promove a deglutição da cultura estrangeira como resistência da identidade nacional. Para a análise, atualiza-se pelo materialismo histórico e dialético o conceito de identidade e que permite depreender da obra - que mesmo em ruptura com o eurocentrismo e o engessamento estético, presentes principalmente na linguagem utilizada - persistem traços de uma visão burguesa e metafísica que trata o indígena como o Outro, evidenciando um paradigma de encontro e representação do primitivo, presentes em grande parte da produção literária no Brasil. This paper aims to do a critical reading of the national’s identity construction represented on the book Macunaíma: the hero without a character focused on the indigenous element as a matrix of the cultural miscegenation process. In an attempt to rediscover Brazil and it’s origins, the book of the modernist writer Mário de Andrade mimics and satirizes elements that he deems central in Brazil. He makes a indigenous representation as a brazilian mestizo component and promote the foreign culture deglutition as national identity resistance. For this analysis, the concepet of identity is updated through historical and dialectical materialism, which allows us to surmise from the book - that even in rupture with eurocentrism and plaster aesthetic, mainly present in the used language - that remains a bourgeois traits and metaphysical that deals with the indigenous as the other, revealing a representation and image of the primitiv, paradigma, predominant on literary production of Brazil. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/9224 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações de mestrado |
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