Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9230
Título: Rádio Escola no Ar: a Palavra (en)cantada na Educação Literária Antirracista
Autor(es): GHIL, J. G.
Orientador: NASCIMENTO, J. L.
Data do documento: 11-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GHIL, J. G., Rádio Escola no Ar: a Palavra (en)cantada na Educação Literária Antirracista
Resumo: Nesta investigação qualitativa, pretendemos descrever e analisar as práticas de educação literária realizadas durante o curso de extensão Escola no Ar (2015 e 2016), com adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prezideu Amorim localizada no bairro Bonfim, Vitória ES. Nosso objetivo é discutir as práticas ler e dizer à luz da função humanizadora da literatura (CANDIDO, 1997) como possível contribuição à tomada de consciência da humanidade de quem tem a humanidade negada, formando leitores críticos aos racismos no Brasil a partir de poemas e palavra cantada que dialoguem não somente com a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes, mas que também permitam problematizar a condição racial à qual estão submetidos os negros no país. Para tanto, serão consideradas as noções de racismos (dADESKY, 2005), ler e dizer (BAJARD, 2014) e educação literária (LEAHY-DIOS, 2013). Palavras-chave: Educação literária. Leitura. Dizer. Racismos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9230
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12167_09. JAMILLE GOMES GHIL (PPGL) - DISSERTACAO VERSAO FINAL 06-04-2016.pdf7.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.