Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9232
Título: A Colonização Brasileira Pelo Viés da Paródia: Análise de Textos Literários Que Poem a História Oficial ao Avesso.
Autor(es): PAZOLINI, C. R. I.
Orientador: SIEGA, P. R.
Palavras-chave: Literatura
História oficial
Paródia
Colonização
Data do documento: 26-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PAZOLINI, C. R. I., A Colonização Brasileira Pelo Viés da Paródia: Análise de Textos Literários Que Poem a História Oficial ao Avesso.
Resumo: Esta dissertação teve como finalidade investigar a representação da colonização brasileira em obras literárias, especificamente no romance Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, e nos poemas as meninas da gare, brasil e erro de português, do poeta modernista Oswald de Andrade, que se entrecruzam com outros textos literários e históricos por via da paródia. O estudo se apoia nas formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, de Linda Hutcheon, de Stuart Hall, dentre outros autores, a respeito da paródia e de outras formas grotescas, da presença de personagens históricos na literatura e da identidade cultural, recorrendo aos conceitos de metaficção historiográfica e de antropofagia, este último fundamentado em Oswald de Andrade, para análise do corpus selecionado, composto por textos críticos e irônicos que põem a história oficial ao avesso.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9232
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9577_Versão final20160613-150040.pdf531.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.