Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9245
Título: TICUMBI: Entre o Congo e o Bamba: ambiguidades e Significados Deste Folguedo no Triênio 2006-2008
Autor(es): QUEIROZ, M. M.
Orientador: CAMPOS, A. P.
Data do documento: 17-Jan-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: QUEIROZ, M. M., TICUMBI: Entre o Congo e o Bamba: ambiguidades e Significados Deste Folguedo no Triênio 2006-2008
Resumo: Esta dissertação pretende abordar uma tradição que se tornou emblemática no Espírito Santo, discutindo os significados implícitos em toda dramatização cênica de um folguedo. O objeto da presente pesquisa constitui-se pelo Ticumbi praticado por uma comunidade composta exclusivamente por negros da cidade de Conceição da Barra, Espírito Santo. Propõe-se realizar uma leitura política desse folguedo, enquanto uma prática social guiada por um amplo espectro de representações acerca dos elementos que unem a comunidade responsável pelo bailado. Cumpre o desafio de compreender o lugar dos personagens, das músicas e das danças como atributos de fortalecimento de uma identidade de grupo em que cada um desses elementos recebe uma designação, acompanhada de certas caracterizações nem sempre transparentes àqueles que não pertencem ao campo daquela prática. Esta pesquisa encontra-se, assim, inserida no campo do que se convencionou chamar de história do tempo presente, aquilatando as relações entre memória e História, e ajuda na edificação dos atores de sua própria identidade, contrapondo s relações entre passado e presente. Palavras-chave: Ticumbi. Conceição da Barra. Espírito Santo. História.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9245
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3192_Monika Mello Queiroz.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.