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dc.contributor.advisorFranco, Sebastião Pimentel-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:44:37Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:44:37Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9250-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGrupo Escolar Gomes Cardim - Espírito Santo - Históriapor
dc.subjectEducação - História - Período republicanopor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.titleO grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República : uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)por
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc93/99-
dc.subject.br-rjbnEducação - Espírito Santo (Estado)por
dc.subject.br-rjbnHistória - Espírito Santo (Estado)por
dcterms.abstractA educação pública primária, ordenada dentro do formato de escola graduada cujo modelo foi gerador do primeiro grupo escolar de Vitória, o Gomes Cardim, é o objeto dessa pesquisa. O olhar se levanta para o objeto em busca de sentidos que nos permitam entender os percursos e percalços da educação pública, assim como o lugar que a escola graduada ocupou nas ações de governo e no contexto da cidade no tempo decorrido entre a Reforma Cardim (1908), incluindo a inauguração do grupo escolar, nesse mesmo ano, e, a mudança da escola para o prédio construído para abrigá-lo em 1926. Tempo que tomamos para o recorte temporal, e tomamos como base para o levantamento das fontes. Para os procedimentos da análise documental guiou-nos os pressupostos da história cultural, nas perspectivas, dentre outras, dos conceitos de estratégia e tática, das concepções do real em história a partir das reflexões encaminhadas por Michel de Certeau. E, por trabalhar com as relações de poder, e, portanto, de força, importa-nos as proposições de Ginzburg, a partir da história em fragmentos, na composição do todo, impressa e expressa em sinais, em indícios, deixados onde o poder “silencia”, e, produz silêncios, que quando focalizados, revelam vozes fragilizadas, mas, produtoras de possibilidades de novas abordagens, de novas releituras da história.por
dcterms.abstractPublic elementary education, arranged in the format of grupo escolar, whose model was the generator of the first public elementary school in Vitória, Public School Gomes Cardin, is the object of this research. Our attention goes to the object in search of meanings which will allow us to understand the paths and difficulties of school, as well as the place this kind of school took in the actions of the government and in the context of the city during the period of time from Cardin Reform (1908) including the inauguration of the school in the same year and the moving of the school to another building in 1926. Period which was taken as a time cut, and as basis for the assessment of the sources. For the proceedings of the documentary analysis, we were guided by presuppositions of cultural history, in the perspectives, among others, of the concepts of strategy and tactic, the conceptions of reality in history from Michel de Certeau’s reflections. As we work with relations of power, and, consequently, of force, the propositions of Ginzburg matter to us, from history in fragments, in the composition of the whole, impregnated and expressed in signs, left where power “silences” and produces silences, which, when focused, reveal fragile voices, but producers of possibilities of news approaches, new readings of history.eng
dcterms.creatorAssis, Elezeare Lima de-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2014-07-08-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.publisher.courseMestrado em Históriapor
dc.contributor.refereeSimões, Regina Helena-
dc.contributor.refereeSchwartz, Cleonara Maria-
dc.contributor.refereeFaria Filho, Luciano Mendes de-
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