Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9253
Título: Mensageiras da Liberdade: Mulheres, Abolicionismo e Recrutamento Militar (Província do Espirito Santo, 1836-1888)
Autor(es): ROCHA, K. F.
Orientador: CAMPOS, A. P.
Palavras-chave: Mulheres
identidade
participação política
Data do documento: 3-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROCHA, K. F., Mensageiras da Liberdade: Mulheres, Abolicionismo e Recrutamento Militar (Província do Espirito Santo, 1836-1888)
Resumo: O objeto desta dissertação são mulheres brasileiras e sua inserção política na esfera pública oitocentista. Ao perscrutarmos atos políticos femininos na esfera pública da sociedade capixaba, percebemos um uso comum porém não homogêneo de um mesmo discurso que performava a identidade feminina vigente no século XIX. Esta identidade foi definida como a de esposa, dona-de-casa e mãe de família. Investigou-se a atuação de mulheres contra o recrutamento militar obrigatório na Província do Espírito Santo e em movimentos civis abolicionistas e buscou-se discutir o papel desses movimentos na definição do status e da condição feminina. Utilizou-se como fontes os jornais A Província do Espírito Santo e Folha da Victoria e documentos constantes na Série Accioly do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. As solicitações enviadas por mulheres à Chefia de Polícia da província do Espírito Santo, requerendo a soltura de filhos e maridos, constituíram-se em intervenção política e o discurso das mulheres esteve em consonância com a representação desta imagem feminina. Os papéis sociais desempenhados pelas mulheres como mães e esposas e no modo como essas identidades foram apropriadas pelos homens e mulheres envolvidas no movimento abolicionista revelaram as construções femininas da elite usadas politicamente. Ainda que os movimentos atingissem esferas distintas da sociedade brasileira oitocentista, o uso comum de uma representação feminina ligada aos papéis familiares evidenciou um mesmo ideal para as mulheres brasileiras do século XIX.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9253
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7884_Dissertação de Mestrado - Karolina Fernandes Rocha.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.