Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9254
Título: Inspetoria de Higiene Pública do Espírito Santo: Políticas de Assistência à Saúde em Tempos de Epidemias
Autor(es): CUNHA, K. D.
Orientador: FRANCO, S. P.
Palavras-chave: Inspetoria de Higiene Pública do Espírito Santo
Epidemias
Data do documento: 11-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CUNHA, K. D., Inspetoria de Higiene Pública do Espírito Santo: Políticas de Assistência à Saúde em Tempos de Epidemias
Resumo: A presente proposta de trabalho tem como objetivo o estudo da Inspetoria de Higiene Pública a partir da análise dos documentos pertencentes ao Fundo Inspetoria de Higiene Pública, produzidos no período de 1840 a 1957 que fazem parte do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Com isso pretende-se investigar como foram construídas as primeiras estratégias e ações de saúde pública pelo poder público capixaba frente às grandes epidemias ocorridas no Estado como a cólera, febre amarela e a varíola. Apesar da existência de uma forte tradição historiográfica brasileira acerca do desenvolvimento das políticas de saúde pública, ainda são poucos os trabalhos acadêmicos que abordam este tema em relação ao estado do Espírito Santo. Assim, a partir da análise documental das fontes primárias no recorte temporal de da última década do século XIX, este projeto de mestrado tem como um de seus objetivos suprir parcialmente esta lacuna ao procurar identificar as políticas de saúde pública implementadas pelo governo do Espírito Santo por intermédio da Inspetoria de Higiene Pública em razão da ocorrência das epidemias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9254
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7885_Dissertação Karolina Dias da Cunha.pdf855.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.