Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9257
Título: O Grito da Resistência: o Jornal Posição e a Cobertura da Abertura Política no Espírito Santo (1976 a 1981)
Autor(es): BRUMANA, L. F. S.
Orientador: FAGUNDES, P. E.
Palavras-chave: Ditadura Militar
Jornalismo
Anistia
Posição
Data do documento: 10-Out-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BRUMANA, L. F. S., O Grito da Resistência: o Jornal Posição e a Cobertura da Abertura Política no Espírito Santo (1976 a 1981)
Resumo: A ferida da Ditadura Militar ainda não cicatrizou para muitos brasileiros. Eles foram torturados, presos, perderam anos de vida atrás das grades ou foram exilados. Em meio à repressão que marcou aqueles anos, grupos de oposição se articularam criando opções para denunciar o regime, uma delas era a imprensa alternativa. No Espírito Santo, mesmo com a dura censura imposta aos meios de comunicação, um periódico independente foi criado na segunda metade da década de 1970 para expor as contradições do sistema de exceção: era o jornal Posição. A publicação noticiava as manifestações do movimento estudantil, cobrava ações de combate por parte do MDB e criticava os detentores do poder. Uma de suas pautas, entretanto, merece destaque pelo pioneirismo em território capixaba: a cobertura da campanha pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. Não raramente a lista de desaparecidos, fotos de prisioneiros políticos e relatos dos banidos compunham as reportagens do periódico. O livro A Esquerda Armada chegou a ser produzido a partir do material apurado pelos jornalistas do veículo, tamanho era o engajamento da equipe em prol daquela bandeira. É exatamente a forma com que as campanhas e as ações pela Anistia foram abordadas pela efêmera publicação que será discutida nesta dissertação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9257
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7888_O GRITO DA RESISTÊNCIA - ENTREGUE APÓS AJUSTES.pdf7.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.