Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9264
Título: Relações de Poder e Parentalidade: Uma Abordagem de Gênero à Luz da Guarda Compartilhada - Vitória/ES (2007-2012)
Autor(es): HACKBARDT, R. R. S.
Orientador: NADER, M. B.
Palavras-chave: Relações de gênero
Emancipação feminina
Guarda compartilha
Data do documento: 19-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: HACKBARDT, R. R. S., Relações de Poder e Parentalidade: Uma Abordagem de Gênero à Luz da Guarda Compartilhada - Vitória/ES (2007-2012)
Resumo: Dentre as reflexões sobre os novos padrões comportamentais de homens e mulheres na sociedade, observa-se um número cada vez mais crescente de pais que buscam pelo exercício de uma nova paternidade, mais participativa no que tange aos cuidados com a prole e com reforço aos vínculos de afeto. Esse fenômeno pode ser facilmente percebido nos Tribunais, com um aumento dos pleitos de guarda compartilhada por homens que alegam possuir melhores condições de cuidar de seus filhos menores. Pretende-se com esta pesquisa analisar as conquistas feministas nas divisões sexuais desses papéis na família e sua provável influência no surgimento da guarda compartilhada. Como fonte primária serão utilizados os discursos parlamentares oriundos do Projeto de lei nº 6.850/2002 que instituiu esse modelo de custódia no ordenamento jurídico brasileiro, além de processos judiciais oriundos das Varas de Família, cujo trâmite se deu na Comarca de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2012. A partir das análises dessas fontes legislativas e judiciais, investiga-se a influência da emancipação feminina na democratização da família e na ressignificação dos papéis sociais de homens e mulheres, evidenciando sua importância para o exercício da corresponsabilidade parental, através do instituto jurídico da guarda compartilhada.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9264
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7896_Dissertação Mestrado Renata Rangel Spelta - ENTREGA 22-11-2016.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.