Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9268
Título: Os Trustes no 'curral' dos coronéis: Indústrias de base e serviços no debate capixaba de 1940
Autor(es): GRANDSON, D. E. F.
Orientador: RIBEIRO, L. C. M.
Palavras-chave: Campo político
Esfera pública
Trustes
Espírito Santo
Data do documento: 7-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GRANDSON, D. E. F., Os Trustes no 'curral' dos coronéis: Indústrias de base e serviços no debate capixaba de 1940
Resumo: Esse trabalho versa sobre o campo político capixaba e sua respectiva esfera pública. Através da presença dos trustes estrangeiros no país e no Espírito Santo, busca-se observar os diversos discursos pronunciados acerca das empresas multinacionais com o fito de perceber os distintos projetos desenvolvimentistas que derivaram do projeto estado-novista de Vargas na democracia. Para isso, a metodologia é a análise do discurso proposta por Ciro Cardoso (1997), utilizada nos jornais capixabas circulantes em 1940. Conceitos como crença, projeto, propaganda; esfera pública; campus; habitus; nacionalismo; estado ampliado; luta de posições; e desenvolvimentismo dão o devido suporte teórico. A partir dessas leituras, notaremos através da esfera pública que o campus político capixaba é restrito ao poder dos coronéis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9268
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8677_Dissertação versão final PDF.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.