Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9273
Título: Nas ruas, nas praças: as imagens do movimento estudantil capixaba na ditadura militar (1964-1985)
Autor(es): FURTADO, M. F.
Orientador: FAGUNDES, P. E.
Palavras-chave: Ditadura Militar
Fotografia
Arquivologia
Data do documento: 31-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FURTADO, M. F., Nas ruas, nas praças: as imagens do movimento estudantil capixaba na ditadura militar (1964-1985)
Resumo: O presente trabalho busca apresentar reflexões acerca da abrangência do papel do Estado x Sociedade no que condiz sobre o uso e controle de informações produzidas e acumuladas institucionalmente. Durante o período da Ditadura Militar, o Estado exerceu maior repressão através da censura, vigilância e medo; obtendo coerção por parte da sociedade. Os arquivos, compreendidos como agentes do poder do Estado, se tornam lugares de memória e recurso para a investigação histórica. Através do acervo da Delegacia de Ordem Política e Social do Espírito Santo DOPS/ES se aponta neste trabalho uma parte específica desta produção documental: as fotografias, ainda problematizadas como instrumento no campo da História. Realizamos ainda o recorte sobre o grupo denominado movimento estudantil, um dos principais alvos do regime militar. Através da metodologia histórica-semiótica, que entende a fotografia como um produto, se identificou os signos existentes nas imagens que caracterizam seus contextos sociais de produção; os principais eixos de atuação por parte da DOPS/ES; e os elementos que constroem um discurso sobre os considerados subversivos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9273
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8683_MARCELLO FURTADO DISSERTACAO - entregue em 11-12-2017.pdf5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.