Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9280
Título: Para Além do Texto: Os Periódicos de História Como Elemento de Definição do Campo. O Caso da Revista de História da USP (1950 2016)
Autor(es): NASCIMENTO, B. C.
Orientador: BENTIVOGLIO, J. C.
Palavras-chave: Historiografia
Revista de História
USP
Periódicos
Data do documento: 7-Out-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NASCIMENTO, B. C., Para Além do Texto: Os Periódicos de História Como Elemento de Definição do Campo. O Caso da Revista de História da USP (1950 2016)
Resumo: Quando a História se torna, para o profissional, o próprio objeto de sua reflexão, poderia ele inverter o processo de compreensão que refere um produto a um lugar? (CERTEAU, 2011, p. 46). Com esse questionamento extraído da obra A Escrita da História, de Michel de Certeau, sobre a busca daqueles dedicaods a História da Historiografia para o que está além do produto da história, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a significativa contribuição da Revista de História da Universidade de São Paulo entre os anos de 1950 e 2016 para o desenvolvimento da historiografia brasileira. Por meio do estudo de caso, utilizando principalmente uma análise comparativa, apontar-se-á como o impresso acadêmico-científico, Revista de História, contribuiu para a construção de uma rede rizomática de relações, não somente acadêmica, mas também de poder, interconectando pessoas, instituições e saberes, com o pioneirismo no campo periódico científico universitário do conhecimento histórico no Brasil, que até o momento de sua origem possuía uma grande aridez.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9280
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8690_DISSERTAÇÃO DE MESTRADO v 2.pdf9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.