Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9282
Título: O Grupo dos Onze: Repressão e Anticomunismo no Município de Muniz Freire - ES
Autor(es): CACADOR, H. S.
Orientador: FAGUNDES, P. E.
Palavras-chave: Grupo dos Onze
Muniz Freire ES
Leonel Brizola
Data do documento: 2-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CACADOR, H. S., O Grupo dos Onze: Repressão e Anticomunismo no Município de Muniz Freire - ES
Resumo: A dissertação ora apresentada analisa a formação do Grupo dos Onze no município de Muniz Freire - ES e as consequências de sua criação, tais como: repressão política e social e a sua ligação ao comunismo. O Grupo dos Onze foi criado via rádio, a partir de novembro de 1963, por Leonel Brizola, então deputado federal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com o objetivo de organizar a população para lutar pelas reformas de base e contra possíveis tentativas de golpes de Estado. A ideia teve grande aceitação e inúmeros grupos surgiram em todo o país a partir das pregações de Brizola, inclusive no pequeno município de Muniz Freire, localizado no interior do Estado do Espírito Santo. Assim como ocorreu nacionalmente, o grupo capixaba foi associado a atividades revolucionárias e ao comunismo, o que ocasionou perseguições após o golpe de 1964. Além do golpe, a disputa política e a sociedade conservadora local também contribuíram para fortalecer o sentimento anticomunista no município, criando um clima repressivo contra os membros do Grupo dos Onze, já que os mesmos eram constantemente associados ao governo deposto de João Goulart. Nesse sentido, este trabalho percorre a história do município de Muniz Freire e seu vínculo com acontecimentos ocorridos no Espírito Santo e nacionalmente. Inquérito policial e fontes orais, bem como jornais, atas e outros documentos norteiam o seu desenvolvimento.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9282
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8692_Dissertação - Herbert Soares Caçador - Versão final entregue em 12-06-2017.pdf3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.