Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9330
Título: ESTUDANTES-CARTÓGRAFOS: MAPAS COLABORATIVOS, CELULARES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Autor(es): COELHO, P. S. L.
Orientador: GIRARDI, G.
Palavras-chave: Mapeamento Colaborativo
Cartografia
Novas Tecnologias
Data do documento: 22-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COELHO, P. S. L., ESTUDANTES-CARTÓGRAFOS: MAPAS COLABORATIVOS, CELULARES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Resumo: A criação de mapas e o ato de mapear, durante muito tempo, ficou restrito a um grupo de pessoas ou à instituições. A partir da virada espacial ocorrida no fim do século XX, somada às inovações tecnológicas observadas no início do século XXI, a Cartografia ganhou novas características, seja pelo modo de produção de conteúdo, seja pela maneira como esse conteúdo é compartilhado. Essas novas possibilidades geram atravessamentos e novas potencialidades. A fim de entender melhor como ocorrem essas novas relações, entre a elaboração de mapas e as novas tecnologias de informação e comunicação, usou-se como forma de reflexão e análise uma unidade escolar, cujos estudantes estão na etapa final da educação básica (Ensino Médio), de um bairro localizado dentro do município da Serra, do qual a região da Grande Jacaraípe. Para tanto, observou-se o manuseio e interação entre dispositivos tecnológicos que com potencialidade de mapeamento, na razão da geração de dados. Dados esses, obtidos através de mapas digitais, vídeos, fotos, croquis entre outros. Essas possibilidades permitem, assim, entender melhor quais as relações dos indivíduos com o espaço e quais os processos gerados a partir dessas relações.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9330
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10337_Dissertacao_Estudantes_Cartografos_PSLC.pdf4.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.