Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9331
Título: DIFERENTES USOS DE SEGUNDAS RESIDÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO LOTEAMENTO MONTE AGHÁ I EM PIÚMA - ES
Autor(es): OLIVEIRA, D. T. L.
Orientador: Faé
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, D. T. L., DIFERENTES USOS DE SEGUNDAS RESIDÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO LOTEAMENTO MONTE AGHÁ I EM PIÚMA - ES
Resumo: O processo de produção espacial das áreas litorâneas da Microrregião Expandida Sul Litoral do Espírito Santo contou com a participação das segundas residências ou casas de veraneio. Essa forma de construção civil, também nomeada Domicílio de Uso Ocasional pelo IBGE (2010), é muito comum na cidade de Piúma e se destaca no cenário nacional com um dos maiores índices de domicílios de uso temporário, apresentando 27,78% do total de domicílios locais. O Loteamento Monte Aghá I no município de Piúma desenvolveu intensa urbanização a partir do final da década de 1980, tendo expressiva participação das segundas residências na organização espacial do bairro. As segundas residências do local passaram por uma espécie de requalificação de suas funções apresentando diferentes finalidades que estão para além do uso ocasional de seus proprietários. A pesquisa procura analisar os diferentes usos das segundas residências no Loteamento Monte Aghá I associados ao público ocupante, bem como os vetores de origem e os tipos de deslocamentos realizados pelo mesmo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9331
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10481_DEISE THOMPSON LUGÃO OLIVEIRA.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.