Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9359
Título: Um estudo de caso da migração baiana na RMGV - O fluxo migratório entre o distrito de Pimenta (Mascote-BA) e o bairro Jesus de Nazareth (Vitória-ES) a partir da década de 1980.
Autor(es): SILVA, D. B.
Orientador: CASTIGLIONI, A. H.
Palavras-chave: Migração baiana
RMGV
crise do cacau e redes migratórias
Data do documento: 6-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, D. B., Um estudo de caso da migração baiana na RMGV - O fluxo migratório entre o distrito de Pimenta (Mascote-BA) e o bairro Jesus de Nazareth (Vitória-ES) a partir da década de 1980.
Resumo: Aborda a migração baiana direcionada à Região Metropolitana da Grande Vitória, tendo como o estudo de caso o Bairro Jesus de Nazareth, situado no Município de Vitória - ES, que passou a receber número expressivo de migrantes a partir do final da década de 1990, e o distrito de Pimenta, situado no Município de Mascote BA, que sofreu perda populacional nas últimas décadas. No estudo sobressai como causa do fluxo migratório a reestruturação agrária do Sul da Bahia, causada, pela crise do cacau, sendo esta, consequência dos baixos preços do cacau e do avanço da doença vassoura de bruxa. Por outro lado, fatores atrativos, como as possibilidades de melhoria das condições de emprego e da qualidade de vida, direcionaram a migração para a RMGV. Na pesquisa tem destaque a formação de redes que intensificaram o fluxo migratório e amenizaram os impactos dos migrantes na integração com o local de destino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9359
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9998_Douglas Bonella.pdf80.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.