Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9360
Título: O PREÇO DO PLURALISMO. Sobre a função moduladora do princípio da diferença no liberalismo político de Rawls
Autor(es): PESSIN, W. S.
Orientador: 
Data do documento: 18-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PESSIN, W. S., O PREÇO DO PLURALISMO. Sobre a função moduladora do princípio da diferença no liberalismo político de Rawls
Resumo: A pesquisa analisa a contribuição de John Rawls no debate corrente sobre justiça pública. A partir dos conceitos fundamentais da teoria da justiça rawlsiana, destacando-se a formulação dos princípios de justiça, será verificada a noção de efetividade no acesso à justa igualdade de oportunidade e no exercício das liberdades fundamentais, analisando-se tal noção sob a luz da ideia de bens sociais primários e levando-se em conta a influência das doutrinas morais abrangentes particulares. Pretende-se mostrar que a solução para os problemas aí verificados, a ser extraída de sugestões da própria obra rawlsiana, passa por uma espécie de modulação na aplicação do princípio da diferença. O objetivo é demonstrar que isto pode favorecer uma democracia liberal mais igualitária, o que justifica a relevância renovada das pesquisas sobre o legado de Rawls. Palavras-chave: John Rawls. Filosofia política. Teoria da justiça. Democracia. Pluralismo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9360
Aparece nas coleções:PPGFIL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10062_Dissertação - Wands Salvador Pessin.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.