Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9361
Título: ESTADO COMO LEI, DEPOIS COMO FARSA: DO ESTADO DE DIREITO AOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE SLAVOJ ZIZEK
Autor(es): XAVIER, B. G.
Orientador: SOUZA, T. M.
Data do documento: 22-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: XAVIER, B. G., ESTADO COMO LEI, DEPOIS COMO FARSA: DO ESTADO DE DIREITO AOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE SLAVOJ ZIZEK
Resumo: RESUMO O objetivo central desta dissertação é uma discussão filosófica e política sobre os elementos Estado Democrático de Direito, Sujeito de Direito e Direitos Humanos a partir da obra de Slavoj Zizek. O autor pontua a existência de inúmeros fatores ideológicos que sustentam as práticas sociais e instituições políticas, de modo a conferir articulações e possibilidades de análise sobre a relação entre norma jurídica e circulação mercadológica que tome por base uma tradição hegeliana em conjunto com a psicanálise lacaniana. Assim, o presente escrito irá desenvolver uma abordagem sobre a relação entre Estado e mercadoria a partir de um contexto ideológico, bem como trabalhará com a subjetividade do Sujeito Pós-Traumático. Não obstante, analisará o contexto dos Direitos Humanos e do Multiculturalismo, tomando este como uma forma de racismo cultural.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9361
Aparece nas coleções:PPGFIL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10112_Dissertação de Bruno Gadelha Xavier - Versão Final.pdf951 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.