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Título: A eficácia da instrução pragmática : o ensino e a aprendizagem de pedidos entre aprendizes de inglês
Autor(es): Barros, Angélica Coelho
Orientador: Lins, Maria da Penha Pereira
Data do documento: 4-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Estudos pragmáticos apontam que a competência linguística por si só não é suficiente para que aprendizes de uma língua estrangeira consigam adequar enunciados a diferentes contextos comunicativos. Autores como Brown e Levinson (1978) e Trosborg (1994) afirmam que a falta ou o uso inapropriado de princípios pragmáticos podem levar a um ouvinte a tirar conclusões precipitadas e não favoráveis em relação a imagem social de um falante durante interações, sejam elas, face a face ou não. Estes podem ser mal interpretados ou injustamente julgados rudes, insensíveis, não cooperativos, desrespeitosos, entre outros, durante circunstâncias concretas de comunicação. Isto pode ocorrer com significativa frequência entre indivíduos de diferentes comunidades. Portanto, aprendizes de inglês como língua estrangeira ou segunda língua precisam ser significativamente mais cuidadosos e atentos às funções e ao grau de polidez dos discursos. Muitos estudos como os de Kasper e Schmidt (1996) e Bardovi-Harlig (2001) afirmam que o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira deveria incluir uma instrução pragmática para possibilitar o aprimoramento da competência comunicativa de aprendizes. Entretanto, muitas das abordagens, tanto as no ensino regular quanto as no ensino de centros de idiomas, ainda dão prioridade ao desenvolvimento da competência linguística. Desse modo, como objetivo, este estudo propõe observar que estratégias de atenuação são empregadas pelos sujeitos desta pesquisa no decurso da interação e propor o ensino e a aprendizagem de 11 estratégias de polidez para pedidos aos 29 aprendizes, sujeitos desta pesquisa, com idades entre 18 e 45 anos, de ambos os sexos. Este estudo fundamenta-se na teoria dos atos de fala de Austin (1962), Searle (1969) nos conceitos de polidez de Brown e Levinson (1978) e na classificação de estratégias para pedidos de Trosborg (1994). Os resultados desta pesquisa mostram que, após a instrução, os aprendizes apresentaram um maior uso de estratégias de polidez e fizeram uso de estratégias que não foram observadas nos resultados do pré-teste. Assim, percebe-se uma significativa diferença, aparentemente favorável, na performance dos aprendizes no pósteste em comparação aos resultados do pré-teste.
Pragmatic Studies show that linguistic competence alone is not enough for learners of a foreign language to be able to suit utterances to different communicative contexts. Authors such as Brown and Levinson (1978) and Trosborg (1994) stated that the lack or inappropriate use of pragmatic principles can generate negative conclusions in relation to the speaker and / or listener. These can be misinterpreted and misjudged rude, unfeeling, uncooperative, disrespectful, among others, during specific circumstances of communication. This may occur with significant frequency among individuals from different communities, therefore, English learners as a foreign language or second language need to be significantly more aware of the function of speech and the degree of linguistic politeness in face to face interactions. However, even though many studies suggest that the teaching and learning of a foreign language must include a pragmatic instruction in order for learners to improve their communicative competence, many approaches of regular schools and of language teaching centers, still gives priority to communicative competence development. Studies such as Kasper and Schmidt (1996) and Bardovi-Härlig (2001) argue that pragmatic instruction, especially those aimed at the mitigation of speech acts are important to complement the communicative competence of learners. Thus, the objective of this study is to propose the improvement of the communicative competence of 29 advanced learners of English as a foreign language aged between 18 and 30 years. To do this, a pragmatic instruction was used and aimed at the teaching and learning of 11 politeness strategies. This study is based on the theory of speech acts of Austin (1962) Searle (1969, 1975) on the concept of politeness of Brown and Levinson (1978) and on the classification of request strategies of Trosborg (1994). The results of this research showed that after the pragmatic instruction apprentices showed a greater use of politeness strategies and made use of strategies that were not observed in the pre-test results. Thus, a significant increase of strategies in the performance of the apprentices was observed in the posttest when compared to the pretest results.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9385
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