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dc.contributor.advisorNascimento, Jarbas Vargas-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:46:45Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:46:45Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9392-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEmpreendimento sociocognitivopor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectPope Franciseng
dc.subjectSociocognitive enterpriseeng
dc.subjectCharismaeng
dc.titleA ideologia nos discursos do Papa Francisco : uma análise sociocognitivo-carismáticapor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc80-
dc.subject.br-rjbnFrancisco, Papa, 1936-por
dc.subject.br-rjbnAnálise crítica do discursopor
dc.subject.br-rjbnCarisma (Traço da personalidade)por
dcterms.abstractO objetivo principal desta dissertação é desvelar a ideologia nos discursos do Papa Francisco. O corpus de nossa pesquisa são 178 homilias proferidas pelo Papa nos três primeiros anos de seu pontificado. As homilias, por serem um gênero discursivo peculiar, apreendidas como discursos, foram fundamentais na escolha de nosso quadro teórico-metodológico. Dessa maneira, escolhemos a Análise Crítica do Discurso (ACD) por apresentar um caráter interdisciplinar, por não delimitar uma única metodologia para a realização das pesquisas e por manifestar um posicionamento explícito em relação aos problemas sociais. Dentre as várias vertentes que constituem a ACD, delimitamos nosso estudo, com base no empreendimento sociocognitivo de van Dijk (1999, 2010, 2012, 2014), por nos trazer questões relacionadas ao poder social, ao abuso de poder e ao contrapoder e por se preocupar com as maneiras pelas quais os textos (re)produzem e transmitem ideologias contrárias às minorias sociais. Ademais, esse empreendimento nos possibilita entender a relação entre sociedade, cognição e discurso. Contamos, ainda, com as contribuições de Weber (1981, 1999a, 1999b) acerca das características do líder carismático, e de Coleman (2009) sobre os princípios carismáticos. Para realizar as análises, delimitamos categorias sociocognitivas de van Dijk juntamente com as cinco características do líder carismático do sociólogo Weber e com os três princípios carismáticos do antropólogo Coleman. Essa delimitação nos permitiu constituir um quadro com as categorias selecionadas para a realização das análises. Os resultados revelam que as escolhas lexicais dos discursos do Santo Padre estão relacionadas aos três temas de grande relevância de seu governo. Em seus discursos, as metáforas são capazes de transmitir a ideologia de sua instituição e as polarizações são estratégias eficazes de manutenção da ideologia da Igreja Católica. O carisma do Sumo Pontífice latinoamericano é o meio mais planejado do Conclave de 2013 de resgatar a imagem maculada da Igreja e a garantia infalível de restaurar o poder hegemônico dessa instituição bimilenar.por
dcterms.abstractThe main objective of this Master’s thesis is to unveil the ideology in the speeches of Pope Francis. The corpus of our research is formed by 178 homilies uttered by the Pope in the first three years of his pontificate. Provided that the homilies are a peculiar discursive genre, understood as discourses, they were fundamental in the choice of our theoretical-methodological framework. For that matter, we chose Critical Discourse Analysis (CDA) due to its interdisciplinary character, not restraining a single methodology for conducting research, as well as by its explicit positioning in relation to social problems. Among the various approaches that constitute the CDA, we bound our study based on the van Dijk’s sociocognitive enterprise (1999, 2010, 2012, 2014), for it brings us issues related to social power, abuse of power and counterpower, and concerns about the ways in which texts (re) produce and transmit ideologies contrary to social minorities. In addition, this enterprise enables us to understand the relationship between society, cognition and discourse. We also draw upon Weber's contributions (1981, 1999a, 1999b) as of the characteristics of the charismatic leader and Coleman's (2009) charismatic principles. In order to carry out our analysis we delimited sociocognitive categories of van Dijk along with the five characteristics of the charismatic leader of the sociologist Weber and with the three charismatic principles of the anthropologist Coleman. This delimitation allowed us to constitute a table of the categories selected for the conduction of the analyses. The results reveal that the lexical choices of the Holy Father’s discourses are related to the three subjects of great relevance of his government. In his discourses the metaphors are able to convey the ideology of his institution and the polarizations are effective strategies for maintaining the ideology of the Catholic Church. The charisma of the Latin American Supreme Pontiff is the most planned means of the 2013 Conclave of rescueing the tainted image of the Church and the infallible guarantee of restoring the hegemonic power of this twothousand-year institution.eng
dcterms.creatorFernandes, Victor Vago-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2017-03-10-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqLinguísticapor
dc.publisher.courseMestrado em Estudos Linguísticospor
dc.contributor.refereeCasotti, Janayna Bertolo Cozer-
dc.contributor.refereeMelo, Iran Ferreira de-
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