Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9396
Título: A Correspondência Sintático-semântica do Verbo Apagar Com Os Verbos Ter, Perder, Tirar: uma Descrição para Processamento Automático de Linguagem Natural.
Autor(es): SCHNEIDER, K. M.
Orientador: SMARSARO, A. D.
Data do documento: 30-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SCHNEIDER, K. M., A Correspondência Sintático-semântica do Verbo Apagar Com Os Verbos Ter, Perder, Tirar: uma Descrição para Processamento Automático de Linguagem Natural.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma descrição sintático-semântica do verbo apagar, analisando-se a correspondência sintático-semântica com o verbo tirar, por exemplo, 1) O psicólogo apagou o vício de João e 2) O psicólogo tirou o vício de João e a correspondência sintático-semântica com os verbos-suporte ter e perder , por exemplo, 3) João tem um vício, 4) João perdeu o vício. As análises são feitas com base no modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática (GROSS, 1975), que define critérios sintáticos formais para a descrição lexical. Esses critérios são aplicados em frases simples, extraídas por meio de buscas em dicionários ou na web, ou construídas e julgadas aceitáveis ou inaceitáveis por falantes nativos. O resultado da descrição é apresentado em formato de tabela do Léxico-Gramática e constitui uma base de dados lexicais, que pode ser utilizada em Processamento Automático de Linguagem Natural (PLN), contribuindo com o aprimoramento e criação de softwares, que têm como objetivo reconhecer estruturas de frases da Língua Portuguesa. Palavras-chave:Verbo-suporte.Verbo Apagar.Descrição. Léxico-Gramática. Processamento Automático de Linguagem Natural.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9396
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10775_Dissertação Keila Mara Schneider.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.