Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9438
Título: SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA E HIDROSSEDIMENTOLÓGICA EM UMA BACIA COM RESERVATÓRIOS COM O MODELO SOIL AND WATER ASSESSMENT TOOL (SWAT)
Autor(es): GUIMARAES, C. F.
Orientador: RIGO, D.
Palavras-chave: Bacias hidrográficas
Reservatórios
sedimentos fluviais
Data do documento: 28-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GUIMARAES, C. F., SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA E HIDROSSEDIMENTOLÓGICA EM UMA BACIA COM RESERVATÓRIOS COM O MODELO SOIL AND WATER ASSESSMENT TOOL (SWAT)
Resumo: A retirada da vegetação, uso e manejo inadequado do solo podem acarretar alterações no ciclo hidrológico e, consequentemente, no ciclo hidrossedimentológico, modificando a deposição e erosão de sedimentos. Além do uso e ocupação irregular, a construção de reservatórios também modifica a dinâmica natural do rio, o que interfere também no transporte de partículas sólidas, já que forma um meio de retenção artificial, o que pode acarretar a sedimentação nestes reservatórios e na perda da qualidade da água devido ao aumento da turbidez. Com o objetivo de estimar a vazão e a produção de sedimentos em uma bacia com presença de reservatórios, analisando a influência dos reservatórios na retenção de sedimento, utilizou-se como ferramenta o modelo matemático Soil and Water Assessment Tool (SWAT). Os resultados da modelagem para o período analisado foram comparados com dados monitorados, e através da análise de sensibilidade, identificou-se os parâmetros que mais influenciavam os resultados, que por sua vez foram calibrados através do programa SWAT-CUP. Uma vez calibrado, a eficácia do programa foi avaliada estatisticamente com o Coeficiente de Eficiência de Nash-Sutcliffe (COE), Tendência Percentual (PBIAS), Erro Quadrado Médio (EQM) e o Coeficiente de Determinação (R²). Além disso, avaliou-se como a presença de reservatórios pode influenciar a modelagem do programa. A inserção de reservatórios em bacias que os contém é de extrema importância. Uma vez que influencia significativamente na vazão e na produção de sedimentos da bacia. No entanto, deve-se se atentar à inserção adequada de seus dados, uma vez que a qualidade dos dados influi na qualidade do modelo simulado. Verificou-se que a regra de operação é o parâmetro do reservatório que mais afeta na modelagem de vazão. O parâmetro relacionado à reservatório que mais afeta a produção de sedimentos é a e concentração de sedimento em equilíbrio (RES_NSED). Uma vez que a partir de sua definição pelo usuário, definirá a quantidade de sedimentos que irá sedimentar no reservatório, ou passar para as sub-bacias à sua jusante. A inserção dos reservatórios tornou a simulação da produção de sedimentos melhor, uma vez que os reservatórios serviram como forma de retenção de sedimentos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9438
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10371_DISSERTACAO_CAMILA GUIMARÃES(FINAL).pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.