Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9452
Título: Influência do tempo de detenção hidráulica sobre o desempenho de um reator anaeróbio compartimentado tratando esgoto sanitário
Autor(es): Butrón Sevillano, María
Orientador: Gonçaves, Ricardo Franci
Palavras-chave: Digestão anaeróbia
Águas residuais
Lodo residual
Hidráulica
Data do documento: 9-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Reator Anaeróbio Compartimentado (RAC) tem sido uma interessante alternativa para o tratamento de esgoto doméstico por possuir baixos custo de implantação e operação. Esta pesquisa avaliou o comportamento da biomassa e o desempenho de um reator anaeróbio compartimentado (RAC) dotado de três compartimentos independentes de 1,6 m3 cada, sob diferentes tempos de detenção hidráulica (TDH). Durante 237 dias, o reator foi operado sob os TDH de 13, 10, 8 e 6 horas, sendo cada etapa com duração de dois meses. As cargas orgânicas volumétricas aplicadas nos TDH de 13, 10, 8 e 6 horas foram de 0,76, 0,73, 0,99 e 1,34 kgDQOtotal/m3.d, enquanto as cargas orgânicas biológicas aplicadas nos mesmos TDH foram de 0,14, 0,07, 0,11 e 0,16 KgDQOtotal/KgSVT.d, respetivamente. O monitoramento do RAC foi realizado por meio das análises temperatura, pH, alcalinidade, sólidos totais, sólidos fixos e voláteis, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis, DQO (filtrada e total), fósforo total, NTK para fase liquida e sólidos (totais, voláteis e fixos), índice volumétrico (IVL), granulometria, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e atividade metanogênica especifica (AME) para a fase sólida. As eficiências de remoção da DQO total do RAC em cada TDH foram: 51%, 44%, 41% e 39% para cada TDH, de forma decrescente respetivamente. Em termos de DQO filtrada, o RAC apresentou eficiências de 35%, 43%, 38% e 37% para os mesmos TDH. Esses resultados sugerem que o aumento da vazão ao longo das etapas traz prejuízos ao desempenho do tratamento da fase liquida em termos de DQOtotal. Além disso, observou-se uma redução brusca na concentração de sólidos totais e sólidos voláteis das torneiras inferiores dos primeiros compartimentos devido ao arraste da biomassa de um compartimento para outro juntamente com o efluente, demostrado por meio do perfil de sólidos. Os resultados dos ensaios de Atividade Metanogênica Específica (AME) indicaram uma estratificação da biomassa em razão do deslocamento desta à medida que o TDH foi reduzido.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9452
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11914_version super final.pdf4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.