Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9482
Título: Postergação de tempo no projeto de rede logística reversa do óleo de cozinha em Vitória - ES
Autor(es): Servare Junior, Marcos Wagner Jesus
Orientador: Cardoso, Patrícia Alcântara
Data do documento: 27-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Uma questão crucial no projeto de eficientes sistemas logísticos é a identificação de locais para instalações dos estoques e a literatura contempla diversos modelos para este tipo de problema, como a proposta promovida pela postergação de tempo, que incentiva a criação e centralização de estoques para minimizar custos e riscos associados ao planejamento de uma cadeia de suprimentos. Em paralelo a isso, o crescimento mundial do consumo de produtos ocasiona o surgimento de um paradigma relacionado ao fim da vida útil ou o fim do consumo destes produtos. Essa questão se torna ainda mais importante a medida que este bem possa provocar avarias e problemas ambientais. O óleo de cozinha usado é uma destas situações, que quando descartado de forma inapropriada pode acarretar um severo impacto ambiental em uma região. Junto ao crescimento do consumo de óleo de cozinha, leis foram promulgadas, dentre elas a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de incentivar o retorno na cadeia reversa e, assim, motivou o crescimento do campo de pesquisa da logística reversa para questões ambientais e a promoção de novas instalações e fluxos para este sistema. Nesta dissertação, é analisado o problema de postergação de tempo. Como fator de aplicação foi realizado o estudo de postergação de tempo na cadeia reversa do óleo de cozinha usado no município de Vitória no Estado do Espírito Santo. Nesse contexto, esse trabalho propõe uma modelagem matemática para utilização da postergação de tempo no projeto da cadeia de suprimentos reversa. O modelo foi aplicado à região de estudo de caso a partir da definição de 24 cenários e, então, solucionado com a implementação no CPLEX 12.6 que pôde solucionar todos estes cenários de maneira ótima. Com os resultados alcançados, foram elaboradas propostas considerando o cenário atual com uma projeção de longo prazo e outra proposta considerando o mesmo cenário com o incremento de capacidade a uma empresa de beneficiamento de resíduo da região. Ainda, foi detectado a importância dos custos de transportes na formação do custo total, além de indicar uma previsão de gastos com a implementação dos cenários e alternativas para que ocorra a implementação do projeto.
A crucial issue in the design of efficient logistics systems is the identification of locations for inventory facilities and the literature includes several models for this type of problem, such as the proposal promoted by the time postponement, which encourages the creation and centralization of inventories to minimize costs and risks associated with planning a supply chain. Furthermore, the world growth of the consumption of products causes the emergence of a paradigm related to the end of the useful life or the end of the consumption of these products. This issue becomes more important as it can cause damage and environmental problems. The disposal of used cooking oil is one of these situations, which when improperly discarded could cause a severe environmental impact in an area. Along with the increase in the consumption of cooking oil, laws were promulgated, among them the National Solid Waste Policy, with the objective of encouraging the return in the reverse chain and, thus, motivated the growth of the research field of reverse logistics for environmental issues and the promotion of new installations and flows for this system. In this thesis, the problem of time postponement is analyzed. As an application, the study of time postponement in the reverse cooking oil chain in the city of Vitória in the State of Espírito Santo was carried out. In this context, this work proposes a mathematical modeling for the use of time postponement in the design of the reverse supply chain. The model was applied to the case study area from the definition of 24 scenarios and then solved with the implementation in CPLEX 12.6 that was able to solve all these scenarios to the optimallity. With the results achieved, proposals were prepared considering the current scenario with a long-term projection and another proposal considering the same scenario with the increase of capacity to a waste processing company in the area. Also, the importance of transport costs in the formation of the total cost was detected, besides indicating a forecast of expenses with the implementation of the scenarios and alternatives for the implementation of the project.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9482
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11171_Marcos Wagner Jesus Servare Junior 2017.pdf5.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.