Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9496
Título: Proposta de método de cálculo à obtenção de valor de referência do custo de construção de embarcação : aplicação de modelo de regressão
Autor(es): Boina, Elisa da Cunha
Orientador: Cruz, Marta Monteiro da Costa
Data do documento: 10-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O custo de construção de uma embarcação no Brasil é considerado mais oneroso do que se comparado à construção de mesma embarcação realizada em estaleiros no exterior. Para incentivar a indústria naval brasileira é admissível pagar e financiar uma embarcação a um preço maior, uma vez que há benefícios como a geração de emprego e impostos. No entanto, bases fundamentadas não tem sido adotadas até o momento para arbitrar valores de referência que possam ser considerados aceitáveis para se definir o custo navio do projeto pelos órgãos de controle governamentais e agentes financeiros. Esta dissertação apresenta uma metodologia para o cálculo do valor de referência para a composição do valor de construção de uma embarcação adotando para realização dessa análise, o modelo de regressão linear. A metodologia proposta se baseou em uma analogia ao método e as normas comumente utilizados na avaliação imobiliária para o encontro de um intervalo aceitável de valores de referência para a construção civil. Os cálculos estatísticos são realizados com apoio do programa SISREN Sistema de Redes Neurais, Regressão Linear e Inferência Estatística, e os resultados para o caso aplicado se apresentaram satisfatórios e com coeficientes estatísticos que conferem aderência ao modelo.
A vessel construction cost in Brazil is higher when compared to other countries. To encourage the Brazilian shipbuilding industry, it is permissible to pay and finance a vessel at a higher price, since there are benefits such as job creation and taxes. However, grounded bases have not been adopted so far to arbitrate reference values that may be considered acceptable in order to define the ship's cost of the project by government control bodies and financial agents. This work presents a methodology for the calculation of the reference value for the composition of the construction value of a vessel adopting for this analysis, the linear regression model. The proposed methodology is based on an analogy with the method and norms commonly used in the property valuation market to find an acceptable range of reference values for civil construction. The statistical calculations are carried out with the support of the SISREN program - Neural Networks System, Linear Regression and Statistical Inference, and the results obtained were satisfactory and with statistical coefficients that give adherence to the model.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9496
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.