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Título: BIM NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE FACILIDADES EM UMA UNIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO E DIRETRIZES PRELIMINARES.
Autor(es): FARONI, M. C. C.
Orientador: CALMON, J.L.
Data do documento: 25-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FARONI, M. C. C., BIM NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE FACILIDADES EM UMA UNIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO E DIRETRIZES PRELIMINARES.
Resumo: Utilizar processos eficientes para a gestão de facilidades pode aprimorar o desempenho espacial, humano, econômico e ambiental, e ao mesmo tempo diminuir os custos com operação, manutenção, e gasto energético ao longo dos anos de uma instalação. Visto que muitas informações são geradas por uma edificação durante o seu ciclo de vida, para que esta gestão seja efetiva é preciso que estes dados estejam armazenados e prontamente acessíveis. Neste cenário, a inovação da tecnologia Building Information Modeling (BIM), ao simular o projeto da construção em um ambiente virtual, permite multidisciplinaridade das informações geométricas e não geométricas em um mesmo modelo. Entretanto, para integrar as informações do modelo aos complexos fluxos de dados de uma organização, são necessárias outras tecnologias que suportem a inserção de dados não possibilitadas pela plataforma BIM, funcionando como um repositório central de informações. Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar as potencialidades da plataforma BIM integrada à processos de Gestão de Facilidades a partir de uma simulação e modelagem computacional, utilizando como estudo de caso uma edificação existente no campus da UFES, e apresentar diretrizes e recomendações preliminares para implementação das plataformas em toda a Universidade. Para tal foram utilizados a ferramenta BIM Revit® para modelagem do as-builtBIM do edifício e o softwarede gestão de facilidades ARCHIBUS® como repositório central. A integração entre os softwares foi testada por meio de simulações de cenários e atividades cotidianas de gestão de espaços e ativos da Universidade baseada no edifício escolhido. A partir dos resultados e lições aprendidas nas simulações, são propostas diretrizes e recomendações preliminares para a expansão da implementação para toda a Universidade. Os experimentos realizados demonstraram as potencialidades de integração das tecnologias, e comprovaram que esta interface pode dar suporte ao planejamento e tomadas de decisão nos processos gestão das facilidades de uma Universidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9501
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