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Título: Avaliação de desempenho mecânico e microestrutural da brita graduada tratada com cimento com incorporação de coproduto de aciaria KR
Autor(es): Andrade, Carlos Magno Sossai
Orientador: Pires, Patrício José Moreira
Data do documento: 16-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Brasil é um país onde o transporte de cargas está majoritariamente concentrado nas rodovias, mas apesar da sua importância, a maior parte da malha de rodovias federais não é pavimentada. Essa deficiência possui diversas raízes, sendo uma delas o custo de construção e manutenção das vias com agregados naturais. Esse trabalho alia a necessidade de se utilizar da melhor maneira possível os materiais disponíveis, levando em consideração suas características mecânicas e microestruturais. As indústrias siderúrgicas passaram a gerar um coproduto conhecido como escória do processo de dessulfuração do Reator Kambara (escória KR), que é produzida no processo de dessulfuração do ferro gusa líquido. O emprego desse material para fins de pavimentação tem ganhos ambientais, tanto por dar uma destinação adequada ao material, quanto por se reduzir a necessidade de extração e beneficiamento de agregados naturais. Este trabalho avalia a incorporação da escória KR nas proporções de 10, 20, 30 e 40% em Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC), material largamente utilizado em camadas de base de pavimentos no País. Para isso, foi desenvolvido um programa experimental para se determinar as características mecânicas por ensaio de compressão e módulo de resiliência, características mineralógicas por ensaio de difração de raios-X e características microestruturais desse novo material com ensaio de microscopia eletrônica de varredura. Foi constatado que o material com incorporação de escória KR possui características recomendadas para aplicação em base de rodovias, apresentando resultados de módulo de resiliência superiores ao da BGTC padrão, parâmetro esse que é de fundamental importância no dimensionamento de pavimentos.
Brazil is a country where freight transport is mostly concentrated on highways, but despite its importance, most of the federal highway is not paved. This deficiency has several roots, one of which is the cost of construction and maintenance using natural aggregates. This work combines the need of using available materials, taking into account their mechanical and microstructural characteristics. The steel industry started to generate a by-product known as Kambara Reactor slag (KR slag), which is produced in the process of desulphurisation of liquid pig iron. The use of this material for the purposes of paving has environmental gains, both to give a suitable destination to the material, and to reduce the need for extraction and processing of natural aggregates. This work evaluates the incorporation of KR slag in the proportions of 10, 20, 30 and 40% in Cement Treated Crushed Rock (CTCR), a material widely used in Brazil for the base layers of pavements. For this, an experimental program was developed to determine the mechanical characteristics by compression test and resilient modulus, mineralogical characteristics by X-ray diffraction test and microstructural characteristics of this new material with scanning electron microscopy. It was verified that the material with incorporation of KR slag has recommended characteristics for application in road base, presenting results of resilient modulus superior to the one of the standard CTCR, parameter of fundamental importance in the design of pavements.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9512
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