Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9515
Título: Programação e roteirização dinâmica de veículos aplicado ao serviço de transporte de cadeirantes
Autor(es): Fraga Neto, Aristides
Orientador: Cardoso, Patrícia Alcântara
Data do documento: 2-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FRAGA NETO, A., PROGRAMAÇÃO E ROTEIRIZAÇÃO DINÂMICA DE VEÍCULOS APLICADO AO SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CADEIRANTES
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de suporte à decisão para programação e roteirização de veículos dedicados ao transporte de pessoas (Dial-a-Ride Problem) cadeirantes, considerando fatores dinâmicos. Para isso, apresenta uma revisão bibliográfica com as principais leis e estatísticas relacionadas ao transporte de cadeirantes, os principais conceitos e métodos de programação e roteirização dinâmica de veículos (Dynamic Routing Problem DRP) e conceitos e métodos de desenvolvimento de sistemas de informação. Entre os métodos de programação e roteirização dinâmica apresentados, sobressai a heurística inserção, método que é o referencial para esta pesquisa. O desenvolvimento do sistema em questão se deu na linguagem VBA (Visual Basic for Applications), sendo testado com dados reais de 20 dias de operação de um serviço de transporte de cadeirantes localizado na região da Grande Vitória, o Serviço Especial Mão na Roda, o qual conta com 3.525 usuários cadastrados em julho de 2014. Para a realização dos testes do sistema proposto e análise de suas saídas, recorreu-se à avaliação dos resultados da programação e roteirização das 20 amostras selecionadas com base na distância adicionada nos roteiros para o atendimento das novas solicitações, no tempo de processamento e na quantidade de solicitações demandadas e passíveis de inserção segundo resultados do sistema apresentado. Além disso, houve comparação dos dados com os resultados das programações empíricas utilizadas pela central de programação em que se procedeu ao estudo de caso. Os resultados mostraram que o sistema proposto é capaz de realizar a inserção das solicitações de forma dinâmica nos roteiros existentes, com um tempo computacional médio de cinco segundos por solicitação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9515
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9430_Dissertacao PPGEC - Aristides Fraga Neto.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.