Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9520
Título: Influência dos registros fisiográficos e das alternativas de modelagem de processos hidrológicos na determinação de vazões de projeto
Autor(es): Souza, Joseline Corrêa
Orientador: Reis, José Antônio Tosta dos
Data do documento: 12-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Os modelos chuva-vazão são recorrentemente utilizados na apropriação de vazões de projeto em bacias que carecem de dados fluviométricos. A aplicação desses modelos exige uma série de decisões que envolvem a seleção das bases de dados de registros fisiográficos da área de interesse, a escolha de equações para determinação de tempos de concentração e de métodos de apropriação das equações de chuvas intensas que são utilizados na conformação de hietogramas, até culminar na escolha do método que será empregado na determinação dos hidrogramas a partir dos quais serão levantadas as vazões de pico. O presente estudo avaliou a influência que a combinação de diferentes registros fisiográficos e alternativas de modelagem de processos hidrológicos produz na determinação de vazões de projeto, aplicando a sequência de etapas metodológicas descritas anteriormente na bacia hidrográfica do rio Braço Norte Esquerdo, empregando bases de dados gratuitamente disponíveis, apropriando informações com o uso de sistemas de informações geográficas e o programa de modelagem HEC-HMS. A condução do estudo permitiu obter as vazões máximas associadas a períodos de retorno de 2 a 100 anos, e a partir da análise dessas informações, foi possível observar que, considerando as opções selecionadas para a composição dos cenários de simulação, a escolha dos registros e alternativas de modelagem promove grande dispersão nas vazões do projeto. Também se observou a relevância do método de apropriação da equação de chuvas intensas na variabilidade das referidas vazões.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9520
Aparece nas coleções:PPGESA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10274_Disseração Joseline Correa_Versao 17.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.