Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9586
Título: Contribuição para inserção controlada de capacitores na distribuição secundária
Autor(es): Azeredo, Giovani Freire
Orientador: Simonetti, Domingos Sávio Lyrio
Data do documento: 9-Dez-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho apresenta uma rotina de cálculo para suporte à escolha, na distribuição secundária, do poste (ou conexão equivalente) em que capacitores são inseridos / removidos de forma discreta para controle da tensão de fase. A abordagem de análise da tensão em cada poste para várias situações de carregamento é apresentada, bem como a análise de ganho de tensão através da inserção discreta de capacitores. Também é realizada análise de sensibilidade a harmônicos de tensão e de corrente de carga. Uma implementação em ambiente MATLAB é apresentada, com a análise de algumas situações para verificação da proposta. Os resultados mostram a utilidade do algoritmo desenvolvido.
This work discusses a computation routine to select the poles in a distribution network in which the capacitor banks will be inserted or removed, in a discrete way, in order to control the secondary phase voltage. The approach to analyze each pole voltage for several loading conditions is discussed, as well as the voltage gains obtained with the discrete capacitor connections. It is also analyzed the sensitivity to voltage harmonics and load current. A MATLAB implementation is presented, with the analysis for some specific condition in order to validate the proposed routine. The results demonstrate the usefulness of the developed algorithm.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9586
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_2862_Dissertação - Final - Giovani Freire 2009.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.