Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9608
Título: Análise Arquitetural, Ontológica e uma Proposta de Modelo de Referência para a Recomendação ITU-T G.805
Autor(es): BARCELOS, P. P. F.
Orientador: Garcia, A. S.
Coorientador: Monteiro, M. E.
Palavras-chave: 1
Ontologia
2
Recomendação ITU-T G
805
3
Modelagem
Data do documento: 7-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARCELOS, P. P. F., Análise Arquitetural, Ontológica e uma Proposta de Modelo de Referência para a Recomendação ITU-T G.805
Resumo: A recomendação ITU-T G.805 (ITU-T, 2000) é uma importante recomendação para redes de transporte, pois descreve uma arquitetura funcional genérica independente de tecnologias para este domínio e é usada como base para outras recomendações que descrevem a arquitetura funcional de redes, a gerência, a avaliação de desempenho e a especificação funcional de equipamentos. Apesar de fornecer uma ferramenta ágil para a descrição da arquitetura, a apresentação dos conceitos é feita de forma textual, gerando confusão por conta de definições recursivas e exemplos não claros, que muitas vezes até mesmo se contradizem. Esses aspectos da recomendação a torna de difícil entendimento, podendo confundir o leitor. É importante que, devido sua fundamental relevância, essa recomendação seja livre desses problemas. Para tal, é proposta nesta dissertação a utilização de técnicas de modelagem conceitual baseadas em ontologias para a geração de um modelo de referência para a área de redes de transporte, a partir da Recomendação ITU-T G.805. Além dos principais conceitos da recomendação são também apresentadas as vantagens da criação de um modelo de referência em ontologias e as principais tecnologias utilizadas para este objetivo. São realizadas uma análise arquitetural e uma reestruturação dos componentes definidos pela recomendação e uma avaliação ontológica da mesma, verificando casos de incompletudes, ambiguidades e outras deficiências ontológicas e apontando soluções. Por fim, é apresentado o modelo de referência em ontologia desenvolvido para a Recomendação ITU-T G.805, incluindo o modelo conceitual e suas regras de derivação e de restrição.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9608
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3858_DissertacaoMestradoPedroPauloFavatoBarcelos.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.